Regulamento


Organização
O festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum.

Locais e Datas
O 17º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontecerá na cidade de São Paulo, entre os dias 24 de agosto a 2 de setembro de 2006 com itinerâncias em outras cidades, durante a semana seguinte ao festival.

Objetivos
O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo tem como objetivo um maior intercâmbio entre a produção latino-americana e a internacional. Tendo um caráter cultural e não competitivo, o festival visa exibir filmes que contribuam para o desenvolvimento do curta metragem quanto à sua linguagem, seu formato específico e sua forma de produção.

Condições para inscrição
  • Filme concluídos em 2005/2006 (não inscritos no 16º Festival)
  • Filmes finalizados em película (16 ou 35mm) com duração máxima de 35 minutos
  • Obras audiovisuais finalizadas em Beta, DvCam ou Mini DV com duração de 3 a 15 minutos
  • Filmes curriculares finalizados em película (16 ou 35mm) com duração máxima de 20 minutos, produzidos nas escolas e cursos regulares de cinema para a seção Cinema em Curso.
  • Os trabalhos audiovisuais destinados à seção Formação do Olhar deverão ser inscritos exclusivamente online pela organização responsável pelas iniciativas que lhes deram origem. (oficinas, workshops, ateliers, etc).

Procedimento de inscrição e seleção
Para inscrição o interessado deverá remeter para a Kinoforum até 20 de junho de 2006:

  • uma cópia DVD ou VHS da obra finalizada
  • ficha de inscrição integralmente preenchida - o festival dá preferência às inscrições online, mas estas só serão consideradas válidas quando do recebimento pela organização do festival da respectiva fita VHS ou DVD e da ficha de inscrição impressa e assinada.
  • 2 fotos em papel ou arquivo JPEG ou TIF (300 DPI)

Disposições Gerais
Respeitando as condições específicas, uma mesma obra poderá ser inscrita em mais de uma seção. Cabe ao festival a prerrogativa de sua programação em uma ou mais seções entre aquelas apontadas na ficha de inscrição.
Não será aceita a inscrição de filme ou vídeo ainda não concluído.
Caso o número de inscrições supere o limite de tempo previsto, a organização do festival reserva-se o direito de selecionar os filmes a serem apresentados em todas as suas seções.
Até o dia 25 de julho de 2006 será divulgada a lista dos filmes selecionados.
As cópias para exibição (no mesmo formato indicado na ficha de inscrição como formato final) deverão ser entregues na sede da Associação Cultural Kinoforum até 12 de agosto de 2006. Esta é também a data limite para o envio das VHS ou DVD com legendas em inglês para serem incorporadas à Videoteca do evento.
Caso o filme esteja participando de outro festival no mês de agosto, solicitamos uma autorização escrita para retirarmos a cópia diretamente com a organização desse evento.
Os convites oferecidos aos realizadores dos trabalhos selecionados dar-se-á de forma democrática e dentro dos limites orçamentários do evento, garantindo-se parâmetros igualitários para os representantes dos trabalhos de cada seção.

Acervo
O material enviado para a inscrição passará a fazer parte do acervo da Associação Cultural Kinoforum e poderá ser utilizado estritamente para fins culturais sem objetivos comerciais.

Material Promocional e Legendas
Vídeopromo (Beta) para divulgação e demais materiais de promoção deverão chegar à organização do festival até o dia 20 de julho de 2006.
Esta também é a data limite para envio do arquivo (.doc) da lista de diálogos em inglês. O festival não garante a legendagem eletrônica se o material chegar após essa data.
Obs: os trabalhos selecionados exclusivamente para a mostra Cinema em Curso não serão legendados.

Parcerias e Premiação
O Festival não tem caráter competitivo mas prevê a participação do público para a avaliação da produção brasileira. O evento abre parcerias que resultam em premiações a serem anunciadas no encerramento do evento. Informações acerca das parcerias e das premiações estarão disponibilizadas em nosso site.

Conheça os selecionados para a edição 2006 da Kinoforum Crítica Curta
Selecionados Kinoforum Formação do Olhar 2006 clique aqui
Selecionados Programas Brasileiros 2006 clique aqui