Festival de Curta-Metragem de São Paulo promove encontro do Crítica Curta

Cineclick, 03/07/2009

- [ link na web ]

Há cinco anos o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo promove o Crítica Curta, oficina de crítica cinematográfica voltada ao formato, para estudantes de cinema e jornalismo. Nesta edição do evento, a organização decidiu abrir inscrições para os cinéfilos e interessados na atividade.

Para selecionar os participantes da 5ª edição do Crítica Curta, que ocorrerá durante o festival, os interessados devem participar de um encontro neste sábado (4/06), às 11h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição. A 20ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontece entre 20 e 28 de agosto.

Na seleção para a oficina, serão exibidos dez curtas-metragens clássicos: Esta Não é Sua Vida (1991), do gaúcho Jorge Furtado (Saneamento Básico – O Filme), curta sobre pessoas comuns; Amor, do roteirista e colunista futebolístico, José Roberto Torero; Maracatu, Maracatus, do pernambucano Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus); Coruja (2001), com Bezerra da Silva, de Márcia Derraik e Simplício Neto; O documentário sobre a proliferação de câmeras em São Paulo, Território Vermelho, de Kiko Goifman (FilmeFobia); Arabesco, segundo curta-metragem de Eliane Caffé (Narradores de Javé).

Já a diretora paulistana Andréa Seligman aborda rap, violência e drogas em um dia na zona sul no filme Onde São Paulo Acaba. E ainda, Passadouro, de Torquato Joel, Um Branco Súbito, de Ricardo Mehedff, Vinil Verde, de Kleber Mendonça Filho e Saliva, de Esmir Filho, que neste ano fará sua estreia em longa-metragem com Os Famosos e o Duende da Morte.

Na sequência da exibição, acontece um debate com o crítico de cinema Christian Peterman. Para concorrer a uma vaga na oficina é preciso ter participado de pelo menos um encontro - o primeiro aconteceu no dia 27/06 e foi comandado pelo jornalista e crítico de cinema da Folha de S. Paulo Sérgio Rizzo. Os participantes do encontro recebem uma ficha de inscrição e devem enviar uma resenha com até três mil caracteres de um ou mais filmes exibidos na ocasião para o e- mail criticacurta@kinoforum.org. O prazo final é 10 de julho.

As atividades do Crítica Curta são voltadas para as mostras brasileiras e latino-americanas do festival. O resultado da oficina é uma edição no formato tablóide com textos produzidos pelos participantes e distribuído durante o festival.

Serviço

Último encontro de pré-seleção do Crítica Curta – Oficina de crítica cinematográfica do Festival de Curtas de São Paulo

Dia 04/07 (sábado), às 11h

MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo (Av. Europa 158 – Jd. Europa)

Gratuito e aberto ao público


Na Imprensa


Entre em contato com a assessoria para receber as fotos em alta resolução.




Na Imprensa


Informações para imprensa:
Márcia Vaz (Coordenação)
(11) 3031.5522 / 9252.3192
imprensa@kinoforum.org

Auina Landi
(11) 3031.5522 / 7693.0937
imprensa@kinoforum.org

Programe-se

21º Curta Kinoforum: de 19 a 27 de agosto de 2010

> Entrar

Crítica Curta

Visite o Blog do Kinoforum Crítica Curta 2009.

> Sobre o Blog

Videoteca

Na videoteca você assiste a todos os filmes inscritos nesta edição

> Entrar

Videolibrary

Sua participação é muito importante para nós. Deixe aqui seus comentários sobre o festival, filmes, site...

> Comente

Deixe aqui seu
e-mail e receba nossas novidades