Neste sábado, DarkSide tem curtas de horror clássico e humor negro

Cineclick, 22/08/2009

- [ link na web ]

O CineSesc ficou lotado de gente sedenta por sangue na sexta-feira (21/08)! O motivo? Bom, se você for freqüentador do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo já deve imaginar, só podia ser DarkSide.

A primeira exibição da mostra especial dedicada aos filmes fantásticos e de terror contou com a divertida e performática apresentação filme a filme de seu curador, o cineasta e roteirista Dennison Ramalho (Encarnação do Demônio).

A seleção com nove curtas, que contempla um bom panorama recente da produção de gênero, pode ser vista pela segunda e última vez neste sábado (22/08), às 23h na Cinemateca Brasileira.

O Cineclick conversou com Dennison Ramalho sobre sua curadoria e, claro, terror! Sobre a curadoria deste ano, Ramalho elegeu como seus preferidos O Assassinato Horrivelmente Lento com uma Arma Extremamente Ineficiente, a produção norte-americana de humor negro escrita, dirigida e montada por Richard Gale, arrancou muitos risos da platéia.

A sátira da perseguição de um homem pelo assassino mais inclemente do mundo e sua “arma” ineficiente (não posso contar o que é para não perder a graça!). “Fiquem de olho neste cara, lembrem seu nome... Richard Gale é um cineasta do gênero em ascensão, está cotado para dirigir seu primeiro longa-metragem em breve”, avisa o curador. O Assassinato... já arrebatou prêmios nos mais importantes festivais do gênero, como o Fant-Asia Film Festival e o Austin Fantastic Fest.

Outra indicação que não passará despercebida é o curta espanhol Mamãe. Seus três minutos de duração são de arrepiar a espinha, mas não se preocupe, provavelmente a pessoa ao seu lado estará tão aterrorizada quanto você. Andrés Muschetti, diretor de Mamãe, impressionou também ao cineasta mexicano Guillermo Del Toro (Hellboy II – O Exército Dourado), o que lhe rendeu até uma indicação para dirigir a refilmagem de O Orfanato, mas o estúdio New Line decidiu por Larry Fessenden (Flores Partidas).

O interessante e vingativo Delaney traz num dos papéis o andrógino Daeg Faerch, recém-conhecido do público brasileiro por interpretar o jovem Michael Myers em Halloween: O Início, do sanguinário Rob Zombie.

“As inscrições de produções brasileiras foi menor em comparação aos últimos quatro anos”, contou o curador. Mesmo assim, o país é maioria na seleção com três curtas paulistas entre os seis países representados.

A Casa da Praia, de Sandro Casarini, é horror clássico e bem feito. O roteiro é baseado numa lenda urbana: cinco amigos numa casa de praia durante o verão e, começa com a famosa brincadeira de evocar espíritos com o copo. Correto nos tempos e até na babaquice adolescente que dá início aos eventos sobrenaturais, sua carta na manga é o pitoresco Zé...

Os outros dois representantes são produções universitárias: o melhor deles é Bloco D, suspense macabro de um vigilante que segue um rastro de sangue. A trama é bem simples, mas a direção de Vinícius Casimiro (ECA – USP) demonstra bom senso de timing e enquadramentos.

O mesmo não pode ser dito de As Mãos de Laura, produção da Universidade Metodista. Apesar de ser até bem “filmadinho”, o roteiro é muito fraco e perde ainda mais com a voz do narrador em off, que parece de comercial de pasta de dente. O resultado é um filme sem graça e que não causa nem medo, nem asco, nem dá susto, nem espanta.

Enfim, só não perde para o argentino A Loira do Banheiro, sim é o que vocês estão pensando... Uma releitura argentina de uma lenda urbana brasileira. O único adjetivo que consigo pensar é tosco e não no bom sentido da palavra que o gênero permite.


Na Imprensa


Entre em contato com a assessoria para receber as fotos em alta resolução.




Na Imprensa


Informações para imprensa:
Márcia Vaz (Coordenação)
(11) 3031.5522 / 9252.3192
imprensa@kinoforum.org

Auina Landi
(11) 3031.5522 / 7693.0937
imprensa@kinoforum.org

Programe-se

21º Curta Kinoforum: de 19 a 27 de agosto de 2010

> Entrar

Crítica Curta

Visite o Blog do Kinoforum Crítica Curta 2009.

> Sobre o Blog

Videoteca

Na videoteca você assiste a todos os filmes inscritos nesta edição

> Entrar

Videolibrary

Sua participação é muito importante para nós. Deixe aqui seus comentários sobre o festival, filmes, site...

> Comente

Deixe aqui seu
e-mail e receba nossas novidades