Seleção reúne curtas brasileiros que tratam de assuntos nebulosos ou invisíveis

UOL Cinema, 22/08/2009

- [ link na web ]

A sensação de imprecisão ou de incerteza, marcam os cinco curtas que serão exibidos no programa "Mostra Brasil 08" da 20ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens, que acontece até o próximo dia 28 de agosto na capital paulista. Os filmes brasileiros "O Sonho da Casa Própria", "Dona Ferrugem e a Bailarina", "Maria Angélica", "Hóspedes" e "Nº 27" propõem investigar aquilo que nem sempre nossos olhos são capazes de ver.

É assim em "O Sonho da Casa Própria", de Cao Guimarães. Neste filme, a imagem é filtrada através de uma espécie de véu. Conseguimos reconhecer imagens de edifícios em construção e de um casamento. É um ponto de partida que brinca com a máxima de que "quem casa, quer casa". Mas também pode abrir espaço para discutir o que é real e o que é sonho, o que é concreto e o que é abstrato.

"Dona Ferrugem e a Bailarina", de Guile Martins, é um exercício cinematográfico em cima daquela velha questão que toda criança se fez em algum momento: o que acontece com as coisas quando elas estão sozinhas, longe de nosso olhar? Neste curta, algumas peças metálicas de um velho ferreiro se unem para compor uma figura e iniciam um balé.

"Maria Angélica" parece seguir pelo caminho oposto. A criança que dá título ao curta de Francelino França está sempre à vista da mãe opressora. O curta segue um rumo em que a figura da garota Maria Angélica dá lugar à sensação de culpa da mãe, que não deixa de ser um sentimento que reforça a presença da filha.

Em "Hóspedes", de Cristiane Oliveira, a sensação predominante é de mistério e de perplexidade. Uma jovem com o pé engessado acorda em um quarto desconhecido após ser socorrida por um estranho. É possível estabelecer uma relação nessa situação? A cineasta parece brincar com o ditado "o que os olhos não veem, o coração não sente".

Manter algo longe dos olhos de seus colegas de escola é o objetivo de Luis, protagonista do curta "Nº 27", de Marcelo Lordello. Sob esse ponto de partida singelo, há outro assunto que está "escondido" na história do garoto: o processo, nem sempre fácil, de amadurecimento do ser humano.

Apesar de ser uma seleção irregular, todos os cinco curtas permitem ao espectador enxergar algo que nem sempre está diante dos nossos olhos.


Na Imprensa


Entre em contato com a assessoria para receber as fotos em alta resolução.




Na Imprensa


Informações para imprensa:
Márcia Vaz (Coordenação)
(11) 3031.5522 / 9252.3192
imprensa@kinoforum.org

Auina Landi
(11) 3031.5522 / 7693.0937
imprensa@kinoforum.org

Programe-se

21º Curta Kinoforum: de 19 a 27 de agosto de 2010

> Entrar

Crítica Curta

Visite o Blog do Kinoforum Crítica Curta 2009.

> Sobre o Blog

Videoteca

Na videoteca você assiste a todos os filmes inscritos nesta edição

> Entrar

Videolibrary

Sua participação é muito importante para nós. Deixe aqui seus comentários sobre o festival, filmes, site...

> Comente

Deixe aqui seu
e-mail e receba nossas novidades