Festival de curtas de SP exibe mais de 300 filmes com entrada gratuita

UOL Cinema, 19/08/2009

- [ link na web ]

O tradicional festival de curtas de São Paulo chega ao 20º ano de existência com cerca de 400 filmes na programação, incluindo atrações nacionais e estrangeiras. O evento, chamado nesta edição de Curta Kinorofum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, acontece de 20 a 28 de agosto e terá sessões em 11 salas da capital paulista, todas com entrada gratuita.

Sobre os filmes brasileiros, foram selecionadas cerca de 150 produções de diferentes estados, organizadas em subtítulos, entre eles Mostra Brasil e Panorama Paulista. Entre os títulos do primeiro estão "Olhos de Ressaca", de Petra Costa, exibido e premiado no Festival de Cinema de Gramado de 2009; "O Filme Mais Violento do Mundo", de Gilberto Scarpa, que tem participação de Antônio Abujamra; e "Vida Vertiginosa", de Luiz Carlos Lacerda, adaptação de contos de João do Rio com Ney Latorraca e Paula Burlamaqui no elenco. Já o Panorama Paulista exibe 27 curtas de produtoras, coletivos e grupos de São Paulo.

Há ainda a mostra internacional, com 68 títulos, e a latino-americana, com 27 filmes e vídeos. Deste último programa se destacam o argentino "Túneis no Rio", selecionado para o Festival de Locarno deste ano, e o paraguaio "Homem do Norte", selecionado para o Festival de Berlim.

As salas em SP disponíveis para a mostra são: Cinemateca Brasileira, Cine Sesc, Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Unibanco, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Cine Olido, Cinusp, Faap, Cineclube Grajaú e Itinerância (veja a programação das salas).

Para os mais novos

A Mostra Infantil ganha um nome mais abrangente nesta edição: transforma-se em Infanto-juvenil. As sessões acontecem na Sala Cinemateca, seguidas por oficinas e apresentações de teatro de sombras da Cia Quase Cinema. A lista de curtas inclui "O Tatu da Fronteira", sobre um animal que precisa atravessar a cerca que divide o México dos EUA para achar comida; "O Avô do Jacaré", em que uma criança curiosa descobre fósseis de um bicho pré-histórico, entre outros.


Programas Especias e atividades paralelas

Neste ano, o tema "Escritas de Cinema" faz parte dos programas especiais e pretende colocar em debate a importância dos curtas nos dias de hoje, num momento em que existem novas mídias e maneiras de produzir e exibir conteúdos de várias partes do mundo. O assunto faz parte de programas especiais com a presença de diretores e de críticos, entre eles Eduardo Valente e Kleber Mendonça no colóquio "Pensar e Fazer Cinema"; e de uma seleção de filmes organizada por Bernard Payen, coordenador de curtas-metragens da Semana da Crítica do Festival de Cannes (saiba mais sobre os programas especiais).

Outra atração é o Curta Chile, que apresenta uma seleção de curtas chilenos produzidos desde a década de 1950. O filme surrealista "A Gravata" (1957), do cineasta Alejandro Jodorowsky, é um dos destaques ao lado de "A Mala" (1963), de Raúl Ruiz.

Além de sessões de filmes, o evento tem oficinas com atividades diversas, entre elas a "Crítica Curta", coordenada por Sérgio Rizzo e que inclui produção de textos; e "Noite de Kino", onde os participantes deverão realizar um vídeo de três minutos em grupo saiba mais sobre as atividades


--------------------------------------------------------------------------------

CURTA KINOFORUM - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGNS DE SÃO PAULO
Onde: as sessões acontecem nas salas de onze locais da cidade de São Paulo - Cinemateca Brasileira, Cine Sesc, Museu da Imagem e do Som (MIS), Espaço Unibanco, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Cine Olido, Cinusp, Faap, Cineclube Grajaú e Itinerância (veja a programação das salas)
Quando: de 20 a 28 de agosto
Quanto: entrada gratuita
Informações: no site oficial


Na Imprensa


Please contact the press assistance to receive pictures in high resolution.




Na Imprensa


Informations to the press:
Márcia Vaz (Coordenação)
(11) 3031.5522 / 9252.3192
imprensa@kinoforum.org

Auina Landi
(11) 3031.5522 / 7693.0937
imprensa@kinoforum.org

My festival

21th São Paulo International Short Film Festival: from August 19th to 27th, 2010.

> Enter

Short Review

Take a look in the Blog of Kinoforum Short Review 2009.

> Sobre o Blog

Videolibrary

In the videolibrary you watch every inscribed movie of this edition

> Enter

Feedback

Your feedback is very important for us. Write here your comments about the festival, the films, the website...

> Comments

Sign up for email news.