noticias

 

20/04/2009

Jovens realizadores presentes no Abril Universitário

Jovens realizadores presentes no Abril Universitário

Na segunda semana do Abril Universitário, Juliana Vasconcelos, Rafael Gomes e Mônica Palazzo (foto), conversaram com os alunos da Unibero, Metodista e FAAP, respectivamente. Outra presença nessa semana foi de Júlio Taubkin, ele esteve na PUC e FAAP. Representantes de uma nova geração que desenvolve trabalhos tanto em cinema como em TV e internet, os quatro comentaram sobre suas experiências mais recentes e responderam perguntas acerca de seus processos de criação.

Juliana, diretora de fotografia do premiado curta "Os Sapatos de Aristeu", ressaltou a importância do seu trabalho em conjunto com a direção de arte, e apesar do filme ser em preto e branco, houve todo um estudo sobre as cores dos cenários e figurinos. Após a exibição de um clip da série de TV "Tudo o que é sólido pode derreter", dirigida por Rafael Gomes, ele falou como surgiu o projeto a partir de um curta seu de mesmo título até o processo intenso das gravações dos episódios. Mônica exibiu o seu filme "Páginas de Menina" e comentou sobre o trabalho como diretora de arte para cinema, TV e publicidade, e o quanto ir a festivais de cinema contribuiu na sua formação artística. Júlio Taubkin apresentou aos estudantes seus projetos em internet, games e interatividade, além de falar sobre o Massaroca, um bloco quinzenal do programa Metrópolis (TV Cultura), ele destacou ainda as diversas possibilidades e os novos desafios para quem pretende seguir na carreira de audiovisual.

Além de Metodista, Unibero, PUC e FAAP, a Kinoforum visitou nessa segunda semana a Universidade Senac, onde o convidado foi Fernando Coimbra, que apresentou seu curta "Trópico das Cabras"; e a Escola Livre de Cinema de Santo André com a presença de Bruno Carneiro, diretor de cinema e TV, que expôs experiências de sua carreira.

O Abril Universitário é uma atividade da Kinoforum que ao longo do mês realiza um ciclo de visitas a várias universidades para apresentação do Festival Internacional de Curtas de SP seguida de um bate papo dos alunos com jovens realizadores. Confira abaixo os próximos encontros:

22 e 24 de abril: Faculdades Cásper Líbero (Convidados: Gustavo Galvão e Gustavo Brandão)

23 de abril: Mackenzie (Convidado: Gustavo Galvão)

27 de abril e 5 de maio: Anhembi-Morumbi (Convidados: Bruno Carneiro e Cristiane Oliveira)

28 de abril: Universidade Santo Amaro (Convidados: Pedro Gomes e Rodrigo Grota)

29 de abril: Universidade Federal de São Carlos (Convidados: Christian Saghaard e Rodrigo Grota)

5 de maio: ECA-USP (Convidada: Cristiane Oliveira)

A apresentação do festival é feita por William Hinestrosa, coordenador dos programas brasileiros do Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Programe-se

21º Curta Kinoforum: de 19 a 27 de agosto de 2010

> Entrar

Crítica Curta

Visite o Blog do Kinoforum Crítica Curta 2009.

> Sobre o Blog

Videoteca

Na videoteca você assiste a todos os filmes inscritos nesta edição

> Entrar

Videolibrary

Sua participação é muito importante para nós. Deixe aqui seus comentários sobre o festival, filmes, site...

> Comente

Deixe aqui seu
e-mail e receba nossas novidades