Edições Anteriores

 

2001

O cinema é das mulheres

 

A 12ª edição do Festival celebrou o Olhar Feminino no mundo do curta-metragem. Duas retrospectivas trouxeram ao público brasileiro filmes da franco-belga Agnès Varda e da ucraniano-americana Maya Deren. Ambas, musas inspiradoras - Varda, da Nouvelle Vague francesa; Deren, do cinema underground americano - e artífices de uma obra que rompe as fronteiras de sua época, com um olhar poético e original sobre temas que vão da revolução de costumes nos anos 60 aos rituais do vodu haitiano.

 

Outra retrospectiva reuniu as obras curtas das mais importantes cineastas brasileiras em todos os tempos e um dos programas trouxe os filmes do festival alemão Femme Totale, integralmente dedicado ao olhar feminino. Nos programas especiais, uma seleção de filmes da série Contos de Sedução trouxe curtas de cineastas como Jos Stelling, Hal Hartley, Bob Rafelson e Nicolas Roeg.

 

Showcase TV apresentou trabalhos de novos cineastas canadenses e o festival convidado foi o brasileiro Mix Brasil. Biscoito fino foi a retrospectiva de desenhos animados da sex symbol Betty Boop.

 

A Mostra Internacional veio fortalecida, com filmes premiados em Cannes, Veneza, Berlim e outros. Na Mostra Latino-americana, destaque para o volume e a qualidade das produções mexicanas. O Panorama Brasil bateu recorde de inscrições: 153 títulos, dos quais 67 foram selecionados e mais 34 na Mostra Cinema em Curso.

 

O concurso Curtas da Internet teve sua segunda edição e o Festival inaugurou uma nova atividade: as Oficinas Culturais Kinoforum, onde jovens dos bairros de São Paulo tiveram a oportunidade de mostrar seu talento realizando vídeos em formato digital.

Programe-se

21º Curta Kinoforum: de 19 a 27 de agosto de 2010

> Entrar

Crítica Curta

Visite o Blog do Kinoforum Crítica Curta 2009.

> Sobre o Blog

Videoteca

Na videoteca você assiste a todos os filmes inscritos nesta edição

> Entrar

Videolibrary

Sua participação é muito importante para nós. Deixe aqui seus comentários sobre o festival, filmes, site...

> Comente

Deixe aqui seu
e-mail e receba nossas novidades