Edições Anteriores

 
capa 2006A um ano de completar sua "maioridade", o Festival Internacional de Curtas-Metragens propõe uma reflexão sobre o fazer cinematográfico. Nesses últimos 17 anos, a produção audiovisual passou por mudanças revolucionárias. O vídeo digital se apresenta hoje como um dos mais promissores caminhos para a democratização do acesso à cultura visual – e isso se reflete diretamente no número de inscrições recebidas, tanto de filmes brasileiros como de internacionais.

Nessa trajetória, a véspera da idade adulta serve como um momento não só de medir o crescimento, mas também de refletir sobre o futuro. Daí o tema do Foco deste ano – Conceito e Forma – que se espelha em grande parte da nossa programação. Em muitos programas, apresentamos trabalhos que têm impressa uma forte marca autoral tanto narrativa quanto estilística. Suportes, linguagens e até mesmo espaços de exibição saem do convencional para reforçar essa idéia.

O Festival também celebra o encontro, o debate e a troca de informações. Cineastas de diversas partes do mundo compartilham conosco suas produções e, com elas, suas idéias, suas histórias e sua cultura. Em simultâneo, um recorte amplo da produção brasileira de curta duração, em diversas bitolas e formatos, com sotaques e ritmos de todo o País.

A nova safra de produções das Oficinas Kinoforum comparece na íntegra, com exibições não só nas salas como nas comunidades. E um DVD, que será lançado durante o Festival, reúne uma amostra dos seis anos do projeto. Outros projetos similares, espalhados por todo o Brasil, mais uma vez comparecem na seção Kinoforum Formação do Olhar. Alunos e orientadores se encontram em torno dessa ampla produção, que revela novos olhares e formas de fazer e assistir o audiovisual.

Para repercutir e aprofundar todas essas idéias, o Festival propõe uma série de atividades paralelas, que garantem discussões de qualidade e abrem perspectivas não só para o curta, mas para a produção cinematográfica em geral. Debates, encontros e workshops abordam questões técnicas, práticas e políticas em eventos ao longo de toda a programação.

Buscando identidade em cada fotograma, convidamos a todos para essa aventura pelo curta-metragem. E por tornarem essa aventura possível, agradecemos a Petrobras, todos os apoiadores e aos realizadores que nos confiaram seus filmes.


Bom Festival!

Zita Carvalhosa
Diretora do Festival

Programe-se

21º Curta Kinoforum: de 19 a 27 de agosto de 2010

> Entrar

Crítica Curta

Visite o Blog do Kinoforum Crítica Curta 2009.

> Sobre o Blog

Videoteca

Na videoteca você assiste a todos os filmes inscritos nesta edição

> Entrar

Videolibrary

Sua participação é muito importante para nós. Deixe aqui seus comentários sobre o festival, filmes, site...

> Comente

Deixe aqui seu
e-mail e receba nossas novidades