Por filmes No site

Edições Anteriores


  • 2012

  • Vivências e Sentidos

    A internet está, de fato, tornando o Festival de Curtas cada vez mais próximo dos realizadores de todo o mundo, o que refletiu de forma muito importante nos números de inscrições recebidas na edição de 2012. Chegamos a quase 3500 inscrições, lembrando que apenas a dez anos, o festival registrava 600 inscrições. Se nos últimos anos muitos curtas refletiam o gosto amargo da crise, este ano parece que a vida está um pouco mais doce. Os problemas não acabam, isso é certo, mas há quem esteja preocupado com aspectos mais importantes da vida – o amor e o outro, e essa foi a tônica da programação.

    Por falar em programação, quase 100 filmes brasileiros foram exibidos em sessões muito concorridas. Através do patrocínio da Petrobras pudemos exibir 400 filmes, trazer e hospedar em São Paulo quase 200 convidados, promover encontros e debates.
     
    Propiciado pelo apoio do Consulado da França, houve muita música nesta edição garantida pelo showman Serge Bromberg e seu Retour de Flamme, exibindo com muito humor filmes raros, tesouros em películas, acompanhados por seu piano. A música também ficou por conta do concerto do grupo Grivo, e exibição de um programa de curtas, cujas trilhas foram criadas pelo grupo.

    Graças ao patrocínio da Avon, demos sequência à mostra Feminino Plural, enfocando desta vez o trabalho feminino. Os trabalhos criados nas Oficinas Kinoforum na temporada 2013, foram exibidos na mostra e coroados pelo lançamento do livro Vi  Vendo..., que conta a história das Oficinas Kinoforum desde a sua criação, em 2001. Além disso, a Mostra KinoOikos, apresentada online, trouxe a produção realizada por diversas entidades.

    Para representar o cenário global, o Festival de Curtas contou com parcerias de festivais e institutos internacionais. Uma seleção de filmes exibidos na Semana da Crítica, um programa em comemoração aos 20 anos da Universidad del Cine da Argentina, além de outros programas especiais como: Por uns minutos a mais, Mostra Infanto-Juvenil, Mostra Midiativista entre outras várias atividades.