Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícias

  1. Confira os filmes premiados no Sheffield Doc Fest 2022

    A edição de 2022 do Sheffield DocFest (Sheffield International Documentary Festival) se encerrou no dia 28/06. O SDF é qualificatório para o Oscar com o prêmio Sheffield Short Doc Award.

    Os vencedores foram anunciados:

     

    Competição Internacional (Melhor Filme)

    -Sansón and Me dirigido por Rodrigo Reyes (México,EUA; 2022)

     

    Competição Internacional de Primeiras Longas

    -Master of Light por Rosa Ruth Boesten (EUA, Holanda - 2022)

     

    Competição Internacional de Curtas-Metragens

    -Fawley por Chu-Li Shewring e Adam Gutch (Reino Unido - 2022)

     

    Prêmio Tim Hetherington

    -Lyra por Alison Millar (Reino Unido-2021)

     

    Prêmio do Júri Juvenil

    -Alis por Nicolas van Hemelryck e Clare Weiskopf (Colômbia, Romênia, Chile - 2022)

     

    Prêmios do Público

    -A Bunch of Amateurs, de Kim Hopkins

  2. Adiamento das Inscrições para a 32a Edição do Festival Curta Cinema

    Ontem (dia 22/06) foi anunciado o adiamento das inscrições do Curta Cinema desse ano de 2022. A equipe do festival se comunicou pelo twitter:

    ”É com enorme pesar que anunciamos o adiamento das inscrições para a 32a edição do Festival Curta Cinema. Pela primeira vez em mais de 30 anos de existência o festival não possui condições para dar início aos seus trabalhos...“, ”Não foi possível viabilizar o mínimo de estrutura e financiamento para a composição da sua equipe inicial. Conseguimos resistir a dois anos de pandemia, realizando até mesmo ações presenciais no ano de 2021, mas para que um festival com envergadura do Curta Cinema possa ocorrer“, ”É necessário o apoio de instituições públicas ou privadas que, infelizmente, não demonstraram interesse na continuidade do nosso trabalho.“

     

  3. Confira os filmes premiados no 75º Festival de Cannes

    A edição 75ª do Festival de Cannes terminou dia 28 de maio. Confira os vencedores que foram anunciados:

     

    COMPETIÇÃO

    Palma de Ouro: “Triângulo da Tristeza”, Ruben Östlund

    Grand Prix — TIE: “Stars at Noon”, Claire Denis E “Close”, Lukas Dhont

    Diretor: Park Chan-wook, “Decision to Leave”

    Prêmio Especial 75º Aniversário: Jean-Pierre e Luc Dardenne, “Tori & Lokita”

    Ator: Song Kang-ho, “Broker”

    Atriz: Zar Amir-Ebrahimi, “Holy Spider”

    Prêmio do Júri — TIE: “The Eight Mountains”, Félix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch E “EO”, Jerzy Skolimowski

    Roteiro: Tarik Saleh, “Boy From Heaven”

     

    OUTROS PRÊMIOS

    Camera d'Or: "War Horse", Gina Gammell e Riley Keough

    Menção Especial Camera d’Or: “Plan 75”, Hayakawa Chie

    Curtas-metragens Palme d'Or: "The Water Murmurs", Jianying Chen

    Menção Especial Curta-Metragem: “Lori”, Abinash Bikram Shah

    Prêmio Golden Eye Documentário: “All That Breathes”, Shaunak Sen

    Palma Queer: “Joyland”

     

    UN CERTAIN REGARD

    Prêmio Un Certain Regard: “The Worst Ones”, Lise Akoka, Romane Gueret

    Prêmio do Júri: “Joyland”, Saim Sadiq

    Prêmio de Melhor Diretor: Alexandru Belc, “Metronom”

    Prêmio de Melhor Performance — TIE: Vicky Krieps, “Corsage” e Adam Bessa, “Harka”

    Prêmio de Melhor Roteiro: Maha Haj, “Mediterranean Fever”

    Prêmio Coup de Coeur: “Rodeo”, Lola Quivoron

     

    QUINZENA DOS DIRETORES

    Selo Europa Cinemas: “One Fine Morning”, Mia Hansen-Løve

    Prêmio Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos: “The Mountain,”  Thomas Salvador

     

    SEMANA DA CRÍTICA

    Grande Prêmio Nespresso: “La Jauria”, Andres Ramirez Pulido

    Prêmio French Touch: “Aftersun”, Charlotte Wells

    Prêmio Fundação GAN para Distribuição: Distribuição Urbana, “The Woodcutter Story”

    Prêmio Rising Star da Fundação Louis Roederer: Zelda Samson, “Love According to Dalva”

     

    CINÉFONDAÇÃO

    Primeiro Prêmio: A Conspiracy Man”, Valerio Ferrara

    Segundo prêmio: “Somewhere”, Li Jiahe

    Terceiro prêmio – TIE: “Glorious Revolution”, Masha Novikova E “Humans Are Dumber When Crammed Up Together”, Laurène Fernandez

  4. Inscrições para a 26ª edição do FAM

    Estão abertas até 21 de junho as inscrições para o 26º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2022. Esta edição marca a retomada das exibições presenciais que não aconteciam desde 2019 devido à pandemia.

    Serão oito Mostras Competitivas: Mostra Curtas Mercosul, Curtas Catarinense, Infantojuvenil, Longas Ficção Mercosul, Longas Documentários Mercosul (Doc-FAM), Longas WIP, Videoclipe e Mostra Rally Universitário. Os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Oficial e Popular, a prêmios de apoiadores e a um prêmio de exibição para os filmes selecionados que receberão 50% do valor da venda dos ingressos para a sessão específica de seu filme, proporcional ao número de obras.

    Podem participar produções ou coproduções dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia) e seus associados falantes de espanhol (Chile, Colômbia, Equador e Peru).

    As inscrições são gratuitas, com exceção da Mostra WIP, que tem uma taxa de R$ 100,00. Se inscreva em: http://www.famdetodos.com.br/noticias/1115/panvision-abre-as-inscricoes-para-a-26-edicao-do-fam#.YovjVJPMK_A

  5. 21ª GMC: Inscrições abertas para Oficina Design de Audiência

    Estão abertas as inscrições para a oficina Design de Audiência. A Oficina tem como principal objetivo oferecer aos participantes a experiência de explorar o potencial de diversas ferramentas para pensar as audiências e os públicos desde a etapa de desenvolvimento, ampliando a abordagem clássica de comunicação e de marketing que conhecemos. Roteiristas e diretores do estado de Goiás poderão inscrever projetos de longa-metragem de ficção para participarem dos quatro dias da oficina, com total de 12 horas, sendo 3 horas de atividades por dia, que foi desenhada sob demanda para a Goiânia Mostra Curtas a partir de uma metodologia testada, aprimorada e que segue sendo adaptada ao longo dos últimos cinco anos pelo BrLab.

    Os três projetos goianos selecionados terão o acompanhamento da consultora de design de audiência Marina Tarabay e do produtor Rafael Sampaio. A oficina acontece sob a coordenação do BrLab – Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. Os projetos serão avaliados pelos ministrantes e a lista dos selecionados será divulgada no dia 20 de junho.

    Os interessados em participar da oficina Design de Audiência da 21ª Goiânia Mostra Curtas já podem inscrever seus projetos. As inscrições estão abertas até o dia 3 de junho.

    Confira o regulamento em: http://www.goianiamostracurtas.com.br/21/regulamento-oficina-design-de-audiencia/

    Inscreva-se em: https://www.goianiamostracurtas.com.br/21/inscricao-design-de-audiencia/

  6. Conheça os curtas premiados no Trento Film Festival

    A 70ª edição do Trento Film Festival acabou no dia 8 de maio e o prêmio La Genziana Argento - Melhor curta-metragem foi para Heltzear de Mikel Gurrea (Espanha / 2021/17 ′), ambientado em San Sebastián em 2000, em meio ao conflito basco: Sara, uma garota de quinze anos que adora escalar, escreve uma carta para sua mãe distante enquanto treina para a escalada mais difícil de sua vida. «Mikel Gurrea combina as incertezas da adolescência, instabilidade política e uma sensação penetrante de perda nesta história complexa e envolvente de uma jovem alpinista se preparando para seu maior desafio. Enquanto aprende a superar os limites do próprio corpo, a protagonista finalmente consegue dizer adeus ao seu passado”, escreveu o júri..

     

     

  7. 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: Inscrições abertas

    As inscrições para a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo já estão abertas.

    Documentários e ficções, nacionais e estrangeiros, realizados em 2021 e 2022 com, no mínimo 70 minutos de duração, que sejam inéditos no Brasil, podem participar da seleção. Você pode encontrar no regulamento do festival a seção em que o título pode ser exibido. A data limite para inscrição é 22/7.

    A 46ª edição da Mostra acontecerá entre 20/10 e 2/11. O regulamento completo, a ficha de inscrição e todos os detalhes podem ser acessados em www.mostra.org. 

  8. Folia - Festival de Cinema Universitário

    Do dia 4 a 7 de agosto, o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio do seu Câmpus Cidade de Goiás, vai realizar o Folia – Festival de Cinema Universitário, que terá mostras temáticas e uma mostra competitiva, além de atividades de formação. O festival, que será realizado no Teatro São Joaquim, da cidade de Goiás, é uma ação de extensão vinculada ao curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do câmpus, realizada com apoio da Pró-Reitoria de Extensão.

    As inscrições para a mostra competitiva foram abertas nesta segunda-feira, 28, e seguem até 24 de abril. Serão aceitos filmes de todos os gêneros (animação, documentário, ficção, experimental e obras híbridas), finalizados a partir de janeiro de 2020 e que tenham duração máxima de 30 minutos.

    Podem ser inscritos curtas realizados por estudantes de graduação, matriculados em qualquer curso e instituição de ensino superior do Brasil, com exceção dos alunos do Câmpus Cidade de Goiás, que é o realizador do mostra competitiva.

    As inscrições, que são gratuitas, serão on-line, por meio do preenchimento de formulário próprio, disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1HxKBsFzlMCgb1DbCCZUm4GOCF4CFz2EAQtbB7TrR0mk .

  9. É Tudo Verdade 2022: Confira os Premiados

    A edição 2022 do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários acabou agora dia 10 de abril. O festival é qualificatório para os Oscars. Confira os vencedores de cada competição:

    “Quando Falta O Ar”, de Anna Petta e Helena Petta, vence a Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens

    “O Filme da Sacada”, de Pawel Lozinski, é o melhor longa da Competição Internacional de Longas e Médias-Metragens

    “Cantos de Um Livro Sagrado” e “Como Se Mede Um Ano?” foram eleitos, respectivamente, os melhores curtas-metragens brasileiro e internacional

  10. 28º Festival de Cinema de Vitória – Reencontro

    Após 2 anos online o Festival de Cinema de Vitória voltará a ocorrer de forma presencial em 2022 começando pelo 28° FCV: Reencontro. A edição especial será uma continuação do 28º FCV, realizado online em novembro de 2021, e ocorrerá de 21 e 25 de junho no Centro Cultural Sesc Glória e no Hotel Senac Ilha do Boi.

    Durante os cinco dias de evento será apresentada uma seleção de filmes de curtas e longas-metragens premiados com o Troféu Vitória e que foram exibidos em 2021 na edição virtual do 28º FCV. O público irá conferir 28 produções, em programas especiais preparados pela curadoria do FCV. Além disso ocorrerão sessões especiais com filmes inéditos no circuito comercial. 

     

    Para mais informações sobre o 28° FCV: Reencontro acesse em: https://festivaldevitoria.com.br/28fv/2022/02/24/28o-festival-de-cinema-de-vitoria-reencontro-e-um-prazer-estar-de-volta/