Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícia

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo abre inscrições e anuncia a 5ª edição do Prêmio Itamaraty

O 27° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, a acontecer de 24 de agosto a 2 de setembro, anuncia que o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores lançou no dia 2 março oficialmente o Edital do Prêmio Itamaraty, no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais), a ser atribuído a um curta-metragem brasileiro, entre aqueles inscritos no 27° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Está será a 5a.
edição do Prêmio.

Podem participar do Concurso Itamaraty para o CurtaMetragem Brasileiro quaisquer filmes de curta-metragem nacionais, finalizados em 2015 e 2016, selecionados para exibição no 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, e que não tenham participado de edições anteriores da premiação.

O Edital entende como habilitados aqueles filmes de curta-metragem, realizados em película e/ou digital, com duração máxima de 15 minutos, incluindo os créditos e que possuam o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela ANCINE.

Os filmes de curta-metragem brasileiro poderão ser finalizados em película 35 mm ou em formato digital, com cópia de exibição em 35 mm, DCP (Digital Cinema Package) e/ou Quicktime (.mov) codec H.264.

A Comissão de Seleção do 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo selecionará os filmes brasileiros que concorrerão ao V Concurso Itamaraty para o Curta-Metragem Brasileiro. Os filmes selecionados serão anunciados até o dia 30 de junho de 2016.

Os filmes selecionados pela Comissão serão submetidos à Comissão Julgadora do Concurso Itamaraty para o CurtaMetragem Brasileiro.

O ganhador do Prêmio Itamaraty no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais) será anunciado pelo representante do Júri presente na Cerimônia de Encerramento do 27° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, no dia 2 de setembro de 2016.

Na última edição do festival o prêmio foi para o Curta "
O Castelo" de Helena Ungaretti, Guilherme Giufrida, Alexandre Wahrhaftig e Miguel Ramos (SP).