Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícia

Participantes das Oficinas Kinoforum contam suas experiências em participar do projeto

Realizada pela Associação Cultural Kinoforum em parceria com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Cultura, a Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual pretende-se contribuir com o aperfeiçoamento dos participantes em alguma das áreas da realização audiovisual e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento da linguagem audiovisual e do cinema. Foi o que disse Junior Oliveira, diretor do Curta 1972 produzido nas oficinas deste ano: "A proposta das oficinas Kinoforum de entender, apreender e por em prática as diversas áreas do cinema foi essencial para mim enquanto alguém que busca formação e conhecimento na área do cinema, pensando em mercado e também no estudo de conteúdo audiovisual. O primeiro momento da oficina, centrado nos estudos mais teóricos foram importantes para entender a linguagem do cinema, questões como decupagem, análise técnica, storyboard, entre outros".

Bastidores do curta 1972. Foto por Rafael Ferreira

Foram disponibilizados para participação de forma gratuita 6 vagas de roteiro, 6 vagas de direção, 9 vagas de produção, 6 vagas de fotografia, 3 vagas de som e 6 vagas de edição. No período de Janeiro a Março de 2016 foram produzidos 3 curtas. "Os três filmes deste ano tem a característica de abordarem temas políticos atuais, tais como a xenofobia que sofrem os africanos que chegam ao Brasil, as reverberações da ditadura militar e, no caso do curta que participei, o feminismo." é o que nos conta Ícaro San Carlo que realizou a sonorização do curta Mc Mone.

Bastidores do curta Mc Mone. Foto por Rafael Ferreira

Conversamos com alguns dos selecionados que nos contaram sua experiência em participar das Oficinas Kinoforum e ter uma possibilidade de novas vivências e experiências oferecidas gratuitamente a todos pela Prefeitura, com o aprofundamento nas questões que envolvem a realização audiovisual, o desafio de transcrever o roteiro para imagens e suas expectativas de impacto aos espectadores, como algo vivido nas filmagens de Um Estrangeiro e relatado por Jordana Braz: "
As pessoas são muito preconceituosas e dizem absurdos sem se importar se o “imigrante” está entendendo ou não, presenciamos dessas situações, percebemos o quanto a realização desse curta é importante".

Leia, na íntegra, nossas entrevistas com alguns dos participantes e mais imagens do making of:

Ícaro San Carlo, sonorização em "Mc Mona"
Jéssica Brito, produção em "1972"
Jordana Braz, fotografia em "Um Estrangeiro"
Junior Oliveira, direção em "1972"
Marcos Soares, fotografia em "1972"

Fotos por Rafael Ferreira