Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícia

Inscrições abertas para o 25º Festival Biarritz América Latina, na França

Pela 25ª vez, a cidade francesa realizará o Festival Biarritz América Latina, que acontecerá entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro. Com o objetivo de encorajar e promover o cinema latino-americano e as múltiplas diversidades culturais nessa área do planeta, o Festival Biarritz América-Latina recebe obras cinematográficas para mostras competitivas e não-competitivas. O evento promove ainda encontros literários, exposições fotográficas e conferências universitárias.

Para os longas-metragens, as inscrições vão até o dia 24 de julho; já para os curtas-metragens e documentários o prazo vai até o dia 30 de maio. Para serem admitidas no processo seletivo, é necessário que as obras tenham sido produzidas entre janeiro de 2015 e junho de 2016. Além disso, é necessário que a obra seja inédita na França, ou seja, não tenha participado de nenhuma competição oficial de festivais na França (com exceção do Festival de Cannes) nem tenha sido exibida no circuito comercial do país.

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente no próprio site oficial do festival, através do preenchimento de um formulário online e a indicação do link para visualização do filme. Também é possível o envio do filme por via postal em uma cópia em DVD, para o endereço informado no regulamento.

Os filmes selecionados concorrem a prêmios de Melhor Filme em cada categoria, a prêmios especiais do júri, e a prêmios do público (com exceção dos curtas-metragens). Os protagonistas dos longas-metragens concorrem ainda aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator.

Filmes brasileiros oficialmente convidados poderão solicitar apoio à ANCINE por meio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, que concede apoios diversos para eventos no exterior, ajudando a promover o cinema brasileiro no mercado externo. Para o Festival Biarritz América Latina, o apoio prevê a confecção de cópia legendada, o envio da cópia e auxílio financeiro para promoção do filme. Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Apoio.

Via Ancine.