Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícia

Festival do Minuto de 2016 está com inscrições abertas até 31 de julho

O Festival do Minuto 2016 está com inscrições abertas. Até dia 31 de julho profissionais, estudantes de audiovisual e interessados em geral podem inscrever peças de até um minuto com o tema “Viver em Sociedade”. Os vídeos podem ter formato de documentário, ficção ou animação e devem retratar aspectos dos conflitos da convivência em grupo.

A ideia do tema é provocar uma discussão sobre a tensão da convivência com o outro mesmo sem concordar com ele, com a criação de territórios de convivência simbólicos que não ignorem as diferenças. Para essa reflexão, é necessário não colocar os próprios valores como principal ou único parâmetro para mediar as tensões da vida em sociedade, para que se possa conviver com a prática religiosa, orientação sexual ou opinião política alheias – para citar alguns assuntos dos mais polêmicos atualmente –  com respeito e cidadania.

Os vídeos podem ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc.

Desde 2007, o Festival do Minuto tornou-se exclusivamente online, passando a receber e exibir vídeos unicamente por meio da Internet. Todos os anos cerca de quatro mil vídeos são submetidos anualmente ao Festival.

Os vencedores, que podem ser de qualquer nacionalidade, receberão um prêmio em dinheiro e seus trabalhos serão gravados em um DVD que será distribuído entre formadores de opinião e videotecas.

O Festival do Minuto foi criado pelo cineasta brasileiro Marcelo Masagão em 1991 e atualmente é o maior festival de vídeos da América Latina. Seu formato já serviu de inspiração para iniciativas semelhantes, em mais de cinquenta países ao redor do mundo.

Nestes 25 anos de atividade, o acervo do Minuto inclui vídeos de cineastas conhecidos, como Fernando Meirelles, de Cidade de Deus, Beto Brant, de O Invasor, Anna Muylaert de Que horas ela volta? e Tata Amaral, de Um Céu de Estrelas.

Para mais informações, assim como inscrição e regulamento, confira o site do Festival do Minuto

Via TelaBr.