Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícia

Mostra Ciranda de Filmes destinada a infância e educação chega a 3ª edição

A forma de pensar a educação no Brasil nunca esteve tão em discussão como agora. Pensar a arte, em especial o cinema, como ferramenta nesse processo em uma fase da vida tão delicada como a infância, tornou-se bem mais do que importante, mas extremamente necessário. Com o objetivo claro de se tornar um espaço para troca de conhecimento e para o aprendizado coletivo, e tendo a linguagem do cinema como ponto de partida, a mostra Ciranda de Filmes chega a sua terceira edição e será realizada gratuitamente de 9 a 12 de junho, no Espaço Itaú de Cinema Augusta e no CineSesc, em São Paulo.

Neste ano a mostra se desenvolve com a temática dos Mestres, fazendo referência a um tempo de incertezas, em que se faz necessário buscar inspirações para se pensar junto aos educadores e professores o momento atual pela qual a educação passa no país. De acordo com Patrícia Durães, uma das principais idealizadoras da Ciranda de Filmes, nesse momento é importante resgatarmos e reconhecermos figuras inspiradoras. “Tais referências podem se apresentar por vezes encarnadas em uma pessoa, em um encontro, na experiência com as linguagens artísticas ou em um espaço, natural ou construído por nós”, explica a educadora, que também criou o Projeto Escola no Cinema e do Clube o Professor. Para ela, o cinema é indispensável para a educação. “O mundo é audiovisual. A escola precisa sempre investigar e refletir sobre o poder das imagens, como que os estímulos audiovisuais educam e influenciam o nosso imaginário”, acredita.


Um dos destaques da programação é a exibição em primeira mão do curta Meninos e Reis, dirigido pela jornalista especializada em infância Gabriela Romeu. O filme fala sobre como as crianças do Cariri cearense vivem intensamente um brinquedo popular chamado reisado; a sessão será realizada no sábado (11), às 19h30.


Além da seleção de filmes nacionais e estrangeiros, de todos os formatos e gêneros, presentes na mostra, também integram a programação rodas de conversa, vivências lúdicas e oficinas com pensadores, educadores, artistas e cineastas, para debater os temas propostos. Ao todo serão mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, documentário e ficção),  rodas de conversa (Mediador de Mundos, Mestre do Intangível”, Maestria do Chão), além de vivências pensadas para os intervalos, com atividades em argila (Histórias do Barro, Ateliê Aberto e Instalação Coletiva).


Outro momento importante será a exibição do documentário Histórias sobre Crianças e Filmes, um ensaio pessoal e poético de Mark Cousins, do Reino Unido, e a Oficina Imagenário da Infância, realizada pela primeira vez na Ciranda de Filmes. Ambos integram um painel de discussão sobre a  representação da infância no cinema, que será debatido durante as atividades.


A escolha dos filmes e experiências são sempre pensadas a fim de sensibilizar e fortalecer possíveis caminhos para uma educação cada vez mais rica e completa, principalmente durante a infância. “É necessário que a transformação aconteça em todos os segmentos, mas é na infância que nasce e floresce as competências para o desenvolvimento pleno do ser humano, é muito importante cuidar, compreender e respeitar esse início de vida”, afirma Patrícia.


Para acessar a programação completa da mostra e se inscrever para as rodas de conversa, acesse o site oficial da
Ciranda de Filmes.

Ciranda de Filmes

Data: 08 a 14 de junho de 2016


Espaço Itaú de Cinema – Augusta

R. Augusta, 1475 – Cerqueira César, São Paulo – SP


CineSesc

R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo – SP


GRATUITO

Via TelaBr.