Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícias

  1. Inscrições abertas para o FICCI

    O FICCI - Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias  anuncia a abertura da inscrição para filmes que aspiram fazer parte das diferentes mostras de sua 59a edição, que será realizada entre os dias 6 e 11 março de 2019. O concurso está aberto até 05 de dezembro de 2018, para se inscrever para as 10 mostras e 4 trabalhos em andamento (work in progress - WIP).


    Os filmes devem ser inscritos através da plataforma www.festhome.com.

    O Festival de Cinema de Cartagena continua a consolidar-se como a festa que celebra cinema na América Latina e no mundo, com especial atenção para o desenvolvimento do cinema colombiano e seu alcance internacional. Fiel ao espírito de partilha que caracteriza o universo Caribe, o ​​FICCI propicia encontros entre profissionais e público.

    O Festival contou com a participação de diretores, atores e produtores da região e do mundo, variando de Alejandro González Iñárritu, Rodrigo García, Luis Ospina, Pablo Trapero, Carlos Reygadas, de Pawel Pawlikowski, Darren Aronofsky, Tilda Swinton, Susan Sarandon, Clive Owen, Vincent Cassel, Isabella Rossellini, Harvey Keitel, Gaspar Noé, Apichatpong Weerasethakul, entre muitos outros.

    O Comitê de Programação da FICCI 59 será o principal critério para inclusão em suas Mostras a qualidade, relevância e adequação de cada filme título e considerar filmes produzidos ou divulgados em todo o mundo entre 2018 e 2019.

    Work in Progress, uma iniciativa que vai contribuir para a realização de um filme de desenvolvimento da América Latina com um prêmio de USD $ 15.000 para os serviços de pós-produção - pelo quinto ano consecutivo, a chamada para PuertoLab é realizada. 

  2. Últimos dias para inscrever obras na Berlinale!


    A organização do 69o Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), na Alemanha, anunciou os prazos para inscrições para a próxima edição do evento, a ser realizada em fevereiro de 2019.

    Serão aceitas obras de curta e longa-metragem de todos dos gêneros cinematográficos, concluídas a partir de fevereiro de 2018. 

    Prazos
    O prazo para envio de longas é 31 de outubro de 2018, e para curtas-metragens é 15 de novembro de 2018. As incrições devem ser feitas no site do Festival. É essencial ler o regulamento com atenção antes de realizar o registro.

    Em 2018, o Brasil saiu do Festival com vários prêmios! O documentário, "O Processo", de Maria Augusta Ramos, foi aplaudido de pé pelo público durante a sessão e ficou em terceiro lugar no prêmio do público na categoria Documentário, da Mostra Panorama. O filme "Tinta Bruta", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, levou o Teddy (prêmio para filmes com temática LGBT) de Melhor Longa de Ficção. A obra também recebeu o prêmio da Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio (CICAE). "Bixa Travesty", de Claudia Priscilla e Kiko Goifman e com roteiro coescrito por Linn da Quebrada, ganhou o Teddy de Melhor Documentário. "Aeroporto Central", de Karim Aïnouz, ganhou o Prêmio da Anistia Internacional na Berlinale. 

    O 69o Festival Internacional de Cinema de Berlim acontece de 7 a 17 de Fevereiro de 2019. 

  3. Festival MIMO de Cinema 2018 abre inscrições para filmes inéditos que tenham a música como tema

    Produções serão exibidas durante festival em Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Olinda

     

     

    O Festival MIMO de Cinema 2018, que acontece paralelamente à programação musical do MIMO Festival 2018, anuncia a abertura das inscrições dos filmes no dia 26 de junho. Poderão se inscrever produções inéditas que tratem a música como tema central, em formatos curta, média e longa-metragem.

     

    Os filmes são projetados em salas de cinema, tendas, centros culturais e ao ar livre nos pátios de igrejas históricas, nas cidades de Paraty, Rio de Janeiro, São Paulo e Olinda, com entrada gratuita. Muitas vezes o público pode apreciar a história de um artista na tela e se deliciar ao ouvi-lo na programação de concertos que ocorre simultaneamente.

     

    “O processo de seleção dos filmes pela via das inscrições é muito democrático e permite uma programação mais diversificada, contemplando produções de todo o país. O festival já está no radar de muitos realizadores, que olham o MIMO como espaço ideal para lançar sua obra. Desde o início, em 2004, já exibimos 224 filmes onde a música é protagonista e muitas produções fizeram suas estreias nos telões do festival”, conta a cineasta Rejane Zilles, diretora do Festival MIMO de Cinema.

     

    Títulos como “Olho Nu”, de Joel Pizzini, “My name is now, Elza Soares”, de Elizabete Martins Campos, “Xingu Cariri Caruaru Carioca”, de Beth Formaggini, “Clara Estrela”, de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir e “Híbridos, os espíritos do Brasil”, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, são exemplos de filmes que estrearam no MIMO.

     

    No Brasil, o MIMO Festival 2018 vai acontecer em quatro cidades: Paraty, de 28 a 30 de setembro, Rio de Janeiro, de 15 a 17 de novembro, São Paulo, 19 e 20 de novembro, e Olinda, de 23 a 25 de novembro. A programação dos eventos será divulgada a partir de agosto.

     

    Realizado por Lu Araújo Produções, o MIMO Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco, além de contar com o apoio da Azul Linhas Aéreas como companhia Aérea Oficial.

     

     

    AS INSCRIÇÕES

     

    As inscrições são gratuitas e realizadas pelo portal MIMO de 26 de junho até 3 de agosto. Para a inscrição, é fundamental que os filmes tenham a música, seus personagens e suas histórias como tema, e que sejam produções recentes, finalizadas a partir de janeiro de 2017.

    A curadoria e programação do festival é feita por Rejane Zilles, e para a seleção dos filmes inéditos são convidados ainda dois críticos de cinema. Uma vez selecionados os filmes, cada cidade ganha sua programação, com pequenas variações de uma para outra, garantindo a pluralidade e dialogando com públicos e circuitos locais.

     

     

    SOBRE O FESTIVAL MIMO DE CINEMA

     

    A primeira edição do MIMO Festival foi produzida por Lu Araújo e Rejane Zilles e ocupou, com música instrumental, igrejas históricas de Olinda, em 2004. Neste mesmo ano, já havia uma pequena mostra de filmes com temática musical na programação, com exibições dentro das igrejas. Já nas edições seguintes, a mostra cresceu: as exibições aconteceram ao ar livre, atraindo públicos maiores e criando uma identidade particular.

     

    Em 2010, o MIMO foi contemplado por um edital de patrocínio específico para cinema que deu novas dimensões ao evento. Assim nasceu o Festival MIMO de Cinema, com uma grande tenda montada em Olinda para acolher a programação – de 28 filmes, em média – sem perder o charme das projeções a céu aberto, com uma parte das exibições ainda nos pátios das igrejas.

     

    Até então, Rejane abraçava o desafio de garimpar filmes com temas relacionados a música, numa produção ainda tímida nesse segmento. “O festival cresceu acompanhando a expansão desta cinematografia de filmes sobre música. E acredito que essa produção foi impulsionada pelo próprio MIMO, que se tornou uma importante janela de exibição dos filmes deste segmento e que entrou definitivamente para o calendário de mostras e festivais de cinema no país”, conta Rejane Zilles. “Nestes anos todos, fizemos história: cinema e música convergiram nos mais diferentes cenários, das ruas históricas de Olinda, Ouro Preto e Paraty ao Cine Odeon, no Rio de Janeiro”, diz a diretora.

     

     

    SERVIÇO – FESTIVAL MIMO DE CINEMA

     

    Inscrições gratuitas

    De: 26 de junho a 3 de agosto

    Inscrições: pelo portal www.mimofestival.com

    Categorias: filmes inéditos que tratem a música como tema central

     

     

    PARA MAIS INFORMAÇÕES:

    Marcela Esteves / 21 99125-1979 / marcelaesteves@planoemidia.com.br

    Rita Fernandes / 21 99991-8728 / ritafernandes@planoemidia.com.br

    Nina Solon / 21 99377-6408 / nina@planoemidia.com.br

  4. Inscrições abertas para o FESTIVAL INTERNATIONAL DU FILM SUR LE HANDICAP (FIFH)

    Festival International du Film sur le Handicap está recebendo, até 30 de junho (longas) e 31 de julho (curtas), inscrições para sua Terceira Edição.

    O Festival será realizado em Lyon, e nasceu a partir do Festival International des Très Courts. Festival que viajou o mundo inteiro, sobre o comando de sua realizadora Katia Martin-Maresco. Durante sua trajetória, Katia tomou consciência da falta de acessibilidade nas salas de cinema e decidiu lançar a seleção Travelling34, consagrada para filmes de curtíssima duração que falam sobre a deficiência e a diferença de uma forma positiva. O Sucesso foi tão grande que a equipe do Travelling34 decidiu no começo de 2015 inventar um novo festival: o Festival International du Film sur le Handicap.

    Em 2017, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, sob direção de Zita Carvalhosa, teve carta branca para apresentar uma seleção de filmes sobre a temática da deficiência, intitulada "Diferente como todo mundo". 

    Iniciativa da cineasta Katia Martin-Maresco, o objetivo do evento é mobilizar os profissionais do cinema, patrocinadores e sociedade civil pela promoção de uma diferença criativa, destacando a urgência de adaptar filmes e salas para pessoas com deficiências.

    A segunda edição do Festival International du Film Sur Le Handicap acontecerá entre os dias 1 e 6 de fevereiro de 2019. Serão aceitos filmes de curta-metragem com até 6 minutos e longas-metragens. 


    Confira mais sobre o festival em seu site oficial.

  5. Inscrições abertas para o ZINEBI

    O ZINEBI - Festival Internacional de Cine Documental e Curtas Metragens de Bilbao recebe, até o dia 15 de julho, curtas de até 30 minutos. 

    O evento é qualificador do Oscar, ou seja, os filmes premiados pelo júri oficial do festival ficam qualificados para concorrer a uma nomeação para o Oscar de melhor curta-metragem.

    Realizadores brasileiros com curtas selecionados em mostras competitivas poderão contar com o programa de apoio da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, no segmento B - envio de cópia e apoio financeiro, envio de cópia e apoio financeiro.

    Para maiores informações, visite o site do ZINEBI.

  6. Abertas as Inscrições para o 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo!

    Estão abertas as inscrições para a edição 2017 do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo!

    Realizado pela Associação Cultural Kinoforum,o evento recebe curtas-metragens de todos os gêneros e duração de até 25 minutos através da plataforma online ShortFilm Depot. Clique aqui para ler o regulamento!

    Em sua 
    página do facebook, o Festival também disponibilizou um passo-a-passo sobre como inscrever uma obra.

    Prazos

    Filmes finalizados em 2017 - inscrições abertas até 30 de março de 2018
    Filmes finalizados em 2018- inscrições abertas até 15 de maio de 2018

    Sobre

    O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

    Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade. A cada ano, o Festival seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana. 

    Sua programação tem como eixo central os programas de filmes internacionais, latino-americanos e brasileiros e, a cada ano, também é criada uma série de programas especiais, a partir dos próprios filmes inscritos e de sugestões de curadores que visitam os principais festivais do Brasil e do mundo.

    Também são exibidos programas selecionados por festivais parceiros de vários países. O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

    Contato

    Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas a: inscricoes@kinoforum.org

  7. Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Locarno

    A partir de Fevereiro de 2018 o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, abre suas inscrições para filmes do mundo todo. 

    Até o dia 1 de junho, a comissão de seleção recebe curtas (de até 40 minutos) e longas (acima de 41 minutos), necessariamente inéditos no mundo todo ou que ainda não estrearam fora do país de produção.

    Há condições especiais e taxas reduzidas para quem inscrever obras até o dia 26 de março, confira no site do Festival maiores especifidades.  O evento está programado para acontecer entre os dias 1 e 8 de agosto de 2018.

    Realizadores brasileiros com curtas selecionados poderão contar com o programa de apoio da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, no segmento Apoio A – Concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme.

    O formulário de inscrições se encontra aqui.

  8. Longas-metragens Brasileiros Lançados Comercialmente em 2017

    Semanalmente, o OCA (Observatório Brasileiro do cinema e do Audiovisual, ligado à Ancine) realiza um balanço do público que compareceu às salas de exibição no Brasil, e divulga os dados em sua página. 

    Ao fim do ano, ou seja, na 52semana, estes dados são compilados e resultam numa série de estudos e estatísticas interessantes e muito importantes para que se entenda o comportamento do mercado audiovisual brasileiro e de todos os seus agentes (diretores e roteiristas, produtoras, distribuidoras, exibidores, e, claro, o público!).

    Abaixo, temos uma das listas que resultaram deste trabalho - todos os filmes de longa-metragem lançados comercialmente em 2016.

    Os dados são da Superintendência de Análise de Mercado - SAM e do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual - OCA, foram compilados em 15 de janeiro de 2018 e publicados oficialmente no dia 16 de janeiro deste ano.
    É importante lembrar que, para ser considerado Brasileiro perante a ANCINE, é necessário que o filme possua o Certificado de Produto Brasileiro (CPB).

    O Guia Kinoforum escolheu publicar esta lista (encontrada aqui), mas caso esteja curioso você pode encontrar outros dados no site do OCA. Agora é só rolar a tela para baixo e conferir a tabela!







    Longas-metragens Brasileiros Lançados Comercialmente em Salas de Exibição em 2016 (Preliminar)


    Dados Acumulados até Semana 52 - 07 de janeiro de 2016 a 04 de janeiro de 2017 - ordenado por data de lançamento

  9. Inscrições prorrogadas para a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental!

    Foram prorrogadas até 31/01 as inscrições para a competição Latino-Americana da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

    Serão aceitas obras brasileiras, latino-americanas e caribenhas, finalizadas a partir de 2016, sem restrições quanto ao gênero ou duração. Os filmes devem tratar de temáticas ambientais, tais como, mas não restritas a: energia, água, mudanças climáticas, consumo, trabalho, povos e lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, mobilidade, habitação, áreas verdes, áreas urbanas, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

    Os selecionados concorrem nas categorias Melhor Longa-Metragem Pelo Júri (a partir de 60 minutos), com prêmio de R$ 15.000,00, Melhor Curta-Metragem Pelo Júri (até 59 minutos), com prêmio de R$ 5.000,00, e Melhor Filme Pelo Público. A critério do júri, poderão ser concedidas menções honrosas.

    A 7ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 30/05 a 13/06 de 2018, com toda programação gratuita.

    O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site: www.ecofalante.org.br/mostra

    Sobre a Mostra Ecofalante

    Realizada pela ONG Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que é atualmente o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, prima por obras de grande qualidade cinematográfica e por temáticas ambientais que conversam com a realidade brasileira, incluindo filmes premiados em renomados festivais internacionais, sendo a maioria inédita no Brasil. As exibições são gratuitas e realizadas em salas de cinema de todas as regiões da cidade, além de espaços culturais e instituições de ensino. A programação inclui ainda homenagens, debates e encontros.

    Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra Ecofalante e as atividades educativas da ONG já atingiram diretamente cerca de 190 mil pessoas. Foram exibidos 424 filmes, de todos os continentes, em 26 cidades do Estado de São Paulo. Chegou a 200 espaços de exibição, entre cinemas, escolas, universidades, parques, espaços públicos, unidades do Sesc e do Senac, Fábricas de Cultura, Pontos MIS, CEUs e ETECs. Realizou cerca de 450 debates e mediações, sobre temas como mudanças climáticas, água, cidades, energia, globalização, economia, ativismo, povos e lugares, resíduos sólidos, entre outros.

    SERVIÇO:

    INSCRIÇÕES PRORROGADAS - 7ª MOSTRA  ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL - Até 31/01/2018

    Mais informações:

    www.ecofalante.org.br/mostra