Este foi o último final de semana das Oficinas Kinoforum Pró-Saber SP – Paraisópolis.
No mês de março os alunos divididos em quatro grupos realizaram os filmes “E aí, Abraão?”, “O que eu não pude dizer”, “Silêncio” e “Você não está só!”.
Após a exibição e debate, foram entregues os certificados para os participantes.
Estes filmes integrarão a programação do 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo que acontece entre os dias 22 de Agosto e 02 de Setembro de 2018.
Agradecemos a todos os envolvidos em mais uma Oficina Kinoforum: alunos, equipe técnica e pedagógica, funcionários da Pró-Saber, e também ao patrocínio da Apsen Farmacêutica através do ProAc ICMS.

Neste final de semana ocorreram as gravações dos 4 curtas metragens produzidos pela Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual Pró-Saber SP– Paraisópolis. Este projeto é patrocinado pela Apsen Farmacêutica  através do ProAc ICMS.

No primeiro dia de aula da Oficina o coordenador geral Jorge Guedes apresenta o projeto das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que nesta edição tem apoio local da Pró-Saber SP com patrocínio da Apsen Farmaceutica e recursos do Proac ICMS.
Neste momento os alunos são orientados sobre as atividades que serão desenvolvidas durantes os próximos 3 finais de semanas.
Na sequência Mauro D’addio, coordenador pedagógico, apresenta a aula teórica sobre cinema e audiovisual.
Ao final deste primeiro dia os alunos escolhem temas para desenvolverem seus curtas metragens. Após a escolha dos temas acontece a divisão dos alunos em 4 grupos de produção.
O segundo dia é reservado as atividades práticas. Os alunos são orientados pelos monitores, aprendendo a manipularas câmeras, microfones e demais equipamentos, também sob a supervisão dos coordenadores.

No sábado 03 de Março estes serão os alunos que participarão da Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual Pró-Saber SP – Paraisópolis.
Projeto aprovado pelo Proac Icms. Esta oficina integra a programação do 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo com o patrocínio Apsen Farmacêutica

 

“Paulicéia Marginal”

Duração: 10′

Sinopse: Documentários que conta, através de poesias e fragmentos visuais da cidade, as visões, experiências e dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua na cidade de São Paulo.
Realizadores. Roteiro: Eduardo Oliveira e Wellington Manoel; Direção: Guilherme Falchi e Pedro Oliveira; Produção: Gracielly Guedes e William Gomes; Fotografia: Adriana Souze e Laura Rachid; Som: Vagner de Mello; Edição: André Nogueira e André Turazzi.

“Domingo é Dia de Roupa Bonita”

Duração: 12’

Sinopse: João é um garoto de família religiosa. Inconformado com a situação financeira dos pais, rouba o dízimo da igreja.
Realizadores. Roteiro: Aline Ferreira e Natash Rodrigues; Direção: Letícia Tressino e Madeusa; Produção: Rubens Lino e Tom Vieira; Fotografia: Anderson Valinhos e Douglas Silva; Som: Márcio Reis Salles; Edição: Amanda Nery e Pamella Aleixo.

“A Vingança dos Góticos”

Duração: 10′

Sinopse:  O coveiro do cemitério decide por fim as invasões de jovens góticos, dando um susto neles. Descoberta a farsa do coveiro, os góticos resolvem dar o troco numa divertida corrida pela conquista do território.
Realizadores. Roteiro: Ivon Bezerra e Thais Toso; Direção: Fernanda Andrade e Weslei Mata; Produção: Grazielle Dias e Mario Meireles; Fotografia: Jean Acêdo e Yago Olinda; Som: Juliana Samberg; Edição: Ana Guerra e Rodrigo Lucena

Todos os alunos e participantes das oficinas, equipe e elenco dos filmes produzidos são convidados a participarem da exibição do corte final dos 3 curtas metragens. Neste momento é realizada a entrega dos certificados.

Durante este período os seis alunos da turma de edição fazem a finalização dos filmes junto com alguns alunos das outras áreas e orientados pela equipe pedagógica.

 

As gravações acontecem entre 25 de novembro e 03 de dezembro. Cada grupo de filmagem segue seu plano de gravação durante esse período, concomitante ao início da análise do material captado e edição feitos pelos alunos desta área de pós-produção.

O conteúdo das aulas práticas é apresentado aos alunos dividios pelas áreas do audiovisal. Ao decorrer das aulas práticas os alunos foram divididos em 3 equipes para a produção dos roteiros, com 2 diretores, 2 fotógrafos, 2 produtores, 2 editores e 1 operador de som por time. O processo das aulas práticas ainda inclui teoria, exercícios em sala de aula e áreas externas próximas a Galeria Olido, testes de equipamentos, seleção de atores e demais processos de pré-produção.

 

 

 

Hj foi dia de botar a câmera e som pra rodar na rua no exercício prático, e o inesperado acontecer! Oficinas Kinoforum é de incrível pra cima hehe

Publicado por Jean Acêdo em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017

 

No dia 31 de outubro fizemos a leitura e análise dos roteiros produzidos em aula, com a presença da diretora da Kinoforum, Zita Carvalhosa

 

zita

As palestras aconteceram na Galeria Olido, no centro, entre os dias 23 e 27 de outubro das 18h30 às 22h30. Os alunos tiveram contato com profissionais da área em palestras de 4 horas na Galeria Olido, que foram abertas para os alunos selecionados quanto para lista de espera e público em geral.

 

25/10 PRODUÇÃO – O PAPEL DO PRODUTOR E A EQUIPE DE REALIZAÇÃO – Jorge Guedes

 

26/10 FOTOGRAFIA – A FOTOGRAFIA ENQUANTO PROPOSTA DE LINGUAGEM – Christian Saghaard

27/10 DIREÇÃO – A DECUPAGEM CINEMATOGRÁFICA E AS ESCOLHAS DA DIREÇÃO – Christian Saghaard e Livia Perez

28/10 EDIÇÃO – A MONTAGEM AUDIOVISUAL E A CONSTRUÇÃO NARRATIVA – André Mardouro

29/10 SOM – A TRILHA SONORA NO AUDIOVISUAL – João Godoy

Loading...