OFICINA INFANTIL FAZENDO CINEMA EM CASA

 A  Associação Cultural Kinoforum criou o projeto “Oficinas Kinoforum – FAZENDO CINEMA EM CASA” para realizar oficinas de vídeo online para o público infantil. O projeto atende especialmente a população das comunidades da periferia da cidade de São Paulo que frequentam escolas públicas.

As oficinas proporcionam aos alunos e familiares instrumentos de transformação e oportunidade de mudança de olhar e novas perspectivas. FAZENDO CINEMA EM CASA estimula a sensibilização do olhar e a iniciação `a linguagem audiovisual, abrindo um espaço para a produção de vídeos elaborados, dirigidos e fotografados pelas crianças participantes.

As oficinas foram realizadas entre os meses de maio e junho em parceria com escolas e equipamentos públicos da cidade de São Paulo, sendo eles o CEU CAMPO LIMPO, a EMEF Hermes Ferreira de Souza (Zona Sul de São Paulo) e a EMEF Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos (Zona Norte de São Paulo). Nas 5 aulas realizadas para cada oficina, os alunos foram acompanhados por educadores, produtores da área audiovisual e monitores.
Todos os participantes receberam kits com tripés de celular, massinha e materiais para pintura, figurinos e objetos de cena antes do início das aulas.
Para cada oficina foram realizados 4 curtas-metragens de até 5 minutos, onde os alunos demonstraram  os ensinamentos obtidos nas aulas, como técnicas de efeitos especiais, stop motion e animação pixilation. Os 8 curtas-metragens produzidos foram realizados a partir do tema principal “Meio Ambiente” e estarão disponíveis em breve.
Todas as aulas do projeto aconteceram de forma online e gratuita.

FAZENDO CINEMA EM CASA é uma atividade das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.