Parabéns aos alunos selecionados para as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual Módulo II Spcine – 2018

OFICINAS DE ROTEIRO

1. Joseilton Silva Bernardo
2. Juliana Balhego
3. Lais Fidelis Mota
4. Marcela dos Santos Servano
5. Thiago Ribeiro
6. João Vitor Menezes

Entre os dias 16 e 23 de Outubro foi realizada a Oficina Módulo I no Centro Pop Vila Maria, com o patrocínio da Ericsson através do ProAc ICMS.

Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas de audiovisual. Após as aulas, divididos em 4 grupos eles realizaram as gravações dos filmes: “Acolhimento”, “Recomeço”, “Rolê em SP” e “Zero Preconceito”.

Em seguida houve a etapa de edição, concluindo com a exibição dos filmes produzidos e a entrega dos certificados aos participantes.

Este foi o último final de semana das Oficinas Kinoforum Pró-Saber SP – Paraisópolis.
No mês de março os alunos divididos em quatro grupos realizaram os filmes “E aí, Abraão?”, “O que eu não pude dizer”, “Silêncio” e “Você não está só!”.
Após a exibição e debate, foram entregues os certificados para os participantes.
Estes filmes integrarão a programação do 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo que acontece entre os dias 22 de Agosto e 02 de Setembro de 2018.
Agradecemos a todos os envolvidos em mais uma Oficina Kinoforum: alunos, equipe técnica e pedagógica, funcionários da Pró-Saber, e também ao patrocínio da Apsen Farmacêutica através do ProAc ICMS.

Neste final de semana ocorreram as gravações dos 4 curtas metragens produzidos pela Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual Pró-Saber SP– Paraisópolis. Este projeto é patrocinado pela Apsen Farmacêutica  através do ProAc ICMS.

No primeiro dia de aula da Oficina o coordenador geral Jorge Guedes apresenta o projeto das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, que nesta edição tem apoio local da Pró-Saber SP com patrocínio da Apsen Farmaceutica e recursos do Proac ICMS.
Neste momento os alunos são orientados sobre as atividades que serão desenvolvidas durantes os próximos 3 finais de semanas.
Na sequência Mauro D’addio, coordenador pedagógico, apresenta a aula teórica sobre cinema e audiovisual.
Ao final deste primeiro dia os alunos escolhem temas para desenvolverem seus curtas metragens. Após a escolha dos temas acontece a divisão dos alunos em 4 grupos de produção.
O segundo dia é reservado as atividades práticas. Os alunos são orientados pelos monitores, aprendendo a manipularas câmeras, microfones e demais equipamentos, também sob a supervisão dos coordenadores.

No sábado 03 de Março estes serão os alunos que participarão da Oficina Kinoforum de Realização Audiovisual Pró-Saber SP – Paraisópolis.
Projeto aprovado pelo Proac Icms. Esta oficina integra a programação do 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo com o patrocínio Apsen Farmacêutica

 

“Paulicéia Marginal”

Duração: 10′

Sinopse: Documentários que conta, através de poesias e fragmentos visuais da cidade, as visões, experiências e dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua na cidade de São Paulo.
Realizadores. Roteiro: Eduardo Oliveira e Wellington Manoel; Direção: Guilherme Falchi e Pedro Oliveira; Produção: Gracielly Guedes e William Gomes; Fotografia: Adriana Souze e Laura Rachid; Som: Vagner de Mello; Edição: André Nogueira e André Turazzi.

“Domingo é Dia de Roupa Bonita”

Duração: 12’

Sinopse: João é um garoto de família religiosa. Inconformado com a situação financeira dos pais, rouba o dízimo da igreja.
Realizadores. Roteiro: Aline Ferreira e Natash Rodrigues; Direção: Letícia Tressino e Madeusa; Produção: Rubens Lino e Tom Vieira; Fotografia: Anderson Valinhos e Douglas Silva; Som: Márcio Reis Salles; Edição: Amanda Nery e Pamella Aleixo.

“A Vingança dos Góticos”

Duração: 10′

Sinopse:  O coveiro do cemitério decide por fim as invasões de jovens góticos, dando um susto neles. Descoberta a farsa do coveiro, os góticos resolvem dar o troco numa divertida corrida pela conquista do território.
Realizadores. Roteiro: Ivon Bezerra e Thais Toso; Direção: Fernanda Andrade e Weslei Mata; Produção: Grazielle Dias e Mario Meireles; Fotografia: Jean Acêdo e Yago Olinda; Som: Juliana Samberg; Edição: Ana Guerra e Rodrigo Lucena

Todos os alunos e participantes das oficinas, equipe e elenco dos filmes produzidos são convidados a participarem da exibição do corte final dos 3 curtas metragens. Neste momento é realizada a entrega dos certificados.

Durante este período os seis alunos da turma de edição fazem a finalização dos filmes junto com alguns alunos das outras áreas e orientados pela equipe pedagógica.

 

As gravações acontecem entre 25 de novembro e 03 de dezembro. Cada grupo de filmagem segue seu plano de gravação durante esse período, concomitante ao início da análise do material captado e edição feitos pelos alunos desta área de pós-produção.

O conteúdo das aulas práticas é apresentado aos alunos dividios pelas áreas do audiovisal. Ao decorrer das aulas práticas os alunos foram divididos em 3 equipes para a produção dos roteiros, com 2 diretores, 2 fotógrafos, 2 produtores, 2 editores e 1 operador de som por time. O processo das aulas práticas ainda inclui teoria, exercícios em sala de aula e áreas externas próximas a Galeria Olido, testes de equipamentos, seleção de atores e demais processos de pré-produção.

 

 

 

Hj foi dia de botar a câmera e som pra rodar na rua no exercício prático, e o inesperado acontecer! Oficinas Kinoforum é de incrível pra cima hehe

Publicado por Jean Acêdo em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017

 

Loading...