“Paulicéia Marginal”

Duração: 10′

Sinopse: Documentários que conta, através de poesias e fragmentos visuais da cidade, as visões, experiências e dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua na cidade de São Paulo.
Realizadores. Roteiro: Eduardo Oliveira e Wellington Manoel; Direção: Guilherme Falchi e Pedro Oliveira; Produção: Gracielly Guedes e William Gomes; Fotografia: Adriana Souze e Laura Rachid; Som: Vagner de Mello; Edição: André Nogueira e André Turazzi.

“Domingo é Dia de Roupa Bonita”

Duração: 12’

Sinopse: João é um garoto de família religiosa. Inconformado com a situação financeira dos pais, rouba o dízimo da igreja.
Realizadores. Roteiro: Aline Ferreira e Natash Rodrigues; Direção: Letícia Tressino e Madeusa; Produção: Rubens Lino e Tom Vieira; Fotografia: Anderson Valinhos e Douglas Silva; Som: Márcio Reis Salles; Edição: Amanda Nery e Pamella Aleixo.

“A Vingança dos Góticos”

Duração: 10′

Sinopse:  O coveiro do cemitério decide por fim as invasões de jovens góticos, dando um susto neles. Descoberta a farsa do coveiro, os góticos resolvem dar o troco numa divertida corrida pela conquista do território.
Realizadores. Roteiro: Ivon Bezerra e Thais Toso; Direção: Fernanda Andrade e Weslei Mata; Produção: Grazielle Dias e Mario Meireles; Fotografia: Jean Acêdo e Yago Olinda; Som: Juliana Samberg; Edição: Ana Guerra e Rodrigo Lucena

Todos os alunos e participantes das oficinas, equipe e elenco dos filmes produzidos são convidados a participarem da exibição do corte final dos 3 curtas metragens. Neste momento é realizada a entrega dos certificados.

Durante este período os seis alunos da turma de edição fazem a finalização dos filmes junto com alguns alunos das outras áreas e orientados pela equipe pedagógica.

 

As gravações acontecem entre 25 de novembro e 03 de dezembro. Cada grupo de filmagem segue seu plano de gravação durante esse período, concomitante ao início da análise do material captado e edição feitos pelos alunos desta área de pós-produção.

O conteúdo das aulas práticas é apresentado aos alunos dividios pelas áreas do audiovisal. Ao decorrer das aulas práticas os alunos foram divididos em 3 equipes para a produção dos roteiros, com 2 diretores, 2 fotógrafos, 2 produtores, 2 editores e 1 operador de som por time. O processo das aulas práticas ainda inclui teoria, exercícios em sala de aula e áreas externas próximas a Galeria Olido, testes de equipamentos, seleção de atores e demais processos de pré-produção.

 

 

 

Hj foi dia de botar a câmera e som pra rodar na rua no exercício prático, e o inesperado acontecer! Oficinas Kinoforum é de incrível pra cima hehe

Publicado por Jean Acêdo em Quinta-feira, 9 de novembro de 2017

 

No dia 31 de outubro fizemos a leitura e análise dos roteiros produzidos em aula, com a presença da diretora da Kinoforum, Zita Carvalhosa

 

zita

As palestras aconteceram na Galeria Olido, no centro, entre os dias 23 e 27 de outubro das 18h30 às 22h30. Os alunos tiveram contato com profissionais da área em palestras de 4 horas na Galeria Olido, que foram abertas para os alunos selecionados quanto para lista de espera e público em geral.

 

25/10 PRODUÇÃO – O PAPEL DO PRODUTOR E A EQUIPE DE REALIZAÇÃO – Jorge Guedes

 

26/10 FOTOGRAFIA – A FOTOGRAFIA ENQUANTO PROPOSTA DE LINGUAGEM – Christian Saghaard

27/10 DIREÇÃO – A DECUPAGEM CINEMATOGRÁFICA E AS ESCOLHAS DA DIREÇÃO – Christian Saghaard e Livia Perez

28/10 EDIÇÃO – A MONTAGEM AUDIOVISUAL E A CONSTRUÇÃO NARRATIVA – André Mardouro

29/10 SOM – A TRILHA SONORA NO AUDIOVISUAL – João Godoy

Durante quatro dias de aula, os alunos selecionados para a área de roteiro desenvolveram em roteiros 3 dos 6 argumentos selecionados para esta oficina. Os roteiros criados foram: “Domingo é Dia de Roupa Bonita” de Aline Ferreira e Natasha dos Santos, “Pauliceia Marginal” de Eduardo de Souza e Wellington Manoel e “A Vingança dos Góticos” de Ivon Bezerra e Thais Toso.

21_10_3

Na foto, o professor André Colazzi junto aos alunos na sede da Associação Cultural Kinoforum

Alunos selecionados para participarem das Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual Módulo II Spcine – 2017 ÁREAS TÉCNICAS

PRODUÇÃO
Gracielly Pedrosa Guedes
Grazielle da silva dias
Karla Lorena Cuajera
Rubens Silva Lino
Washington de Faria Couto Vieira
Wesley Domingues Magalhães

DIREÇÃO
Fernanda Andrade Ferreira do Nascimento
Guilherme Herrera Falchi
Letícia Mendes Tressino Silva
Matheus Henrique dos Santos Pereira
Pedro Henrique Oliveira Santos
Weslei Mata dos Santos Filho

FOTOGRAFIA
Adriana Souza Alves
Anderson Valinhos da Silva Santos
Camila Raysa de Sousa Ferreira
Douglas de Araujo Silva
Laura Silva Dominguez Rachid
Yago de Souza Olinda

SOM
Bárbara Mallasen Agustina
Juliana Alves Santana
Vagner Felipe Araújo de Mello

EDIÇÃO
Amanda Nery de Oliveira
Ana Caroline Lopes Gomes Guerra
Cristiano Felipe Nunes Faustino
Pamella Pacheco Aleixo
Patrícia Rocha Carvalho
Rodrigo Lucena Ferreira
As aulas ocorrerão na GALERIA OLIDO e ASSOCIAÇÃO CULTURAL KINOFORUM

 

 

 

________________________________________________________________

 

OFICINAS DE ROTEIRO

Aline Ferreira dos Santos
Eduardo de Souza de Oliveira
Guilherme Herrera Falchi
Ivon Bezerra de Andrade Neto
Natasha Roberta dos Santos Rodrigues
Thais Aparecida Vidal Toso
Vanessa Fontes Silva
Wellington Manoel Alves

OFICINA MÓDULO I – SPCINE – CEU TRÊS LAGOS

Inscrições: Tivemos 108 inscritos – 53 mulheres e 55 homens

Selecionados: 25

Aulas: Dias 11 e 18 de fevereiro (Sábados), 04, 05, 11 e 12 (Sábados e Domingos) de novembro das 10h às 19h.

Dia 1 – 11 de fevereiro

Fds_1

Nesta primeira aula aconteceu uma rodada de apresentações entre os alunos e o nosso Coordenador Pedagógico e cineasta Christian Saghaard que falou sobre os fundamentos da linguagem cinematográfica, sobre a história do cinema, desde seu surgimento até os dias atuais. Os alunos receberam o material pedagógico que serve de apoio durante toda a oficina. Christian também falou sobre recursos de linguagem cinematográfica e alguns equipamentos utilizados. Ao final do dia, foram levantados mais de dez temas que os alunos gostariam de trabalhar, entre eles diversidade sonora na periferia, linguagem (grafite/pixo), valorização do povo periférico (empreendedorismo, vendedores ambulantes), legalização da maconha, diferenças ladrão (rico e pobre), apropriação do espaço público na periferia (cultura/entretenimento), apresentação de pontos de cultura do bairro, valorização do povo periférico (artistas), relação da população do bairro com a natureza (lixo), meninas da arte em território dominado pelo masculino (rap, cinema, grafite), a marginalização do negro, a democratização do estudo (meritocracia), ideias de mulheres apropriadas por homens (ou com pseudônimos masculinos) ao longo da história, desvalorização da mulher na política e em grandes cargos, a criação da mulher desde a infância para se adequar a uma sociedade patriarcal, através de votação dos temas a turma foi dividida em 04 grupos que escolheram trabalhar os seguintes temas nos curtas a serem produzidos: diferenças ladrão (rico e pobre), meninas na arte em território dominado pelo masculino (rap, cinema, grafite), linguagem (gírias, costumes, significados) e vendedores ambulantes.

 

Dia 2 – 18 de fevereiro

IMG_20170218_160220855

O dia foi divido em duas partes: roteiro e aula prática de câmera.
Pela manhã os alunos discutiram os roteiros junto ao colaborador pedagógico e o coordenador pedagógico, depois da pausa para o almoço eles tiveram uma aula sobre equipamentos com os nossos monitores (e ex-alunos), na sequência saíram com o equipamento para aula prática, todos os grupos foram acompanhados pelos monitores, e ao final assistiram ao material gravado. Foi um dia cheio!!!oi um dia cheio!!!

IMG_20170218_124937774 IMG_20170218_124927654 IMG_20170218_122002343

 

Dias 3 e 4 – 11 e 12 de março

gravacao_eder

Os grupos saíram para suas locações, locais que foram definidos no decorrer da semana por eles mesmos, com os equipamentos e sempre acompanhados de um monitor que os auxiliavam sobre como posicionar a câmera em determinada cena, como utilizar os equipamentos e etc.

Foto: Eder Augusto

 

Dias 5 e 6 – 25 e 26 de março

kino 182   kino 185

Últimos dias de oficina. Os filmes foram editados pelos monitores de edição e os alunos acompanharam todo o processo, construíram o filme. No domingo os alunos puderam assistir aos filmes, ainda não finalizados, pela primeira vez e receberam os certificados.

Fotos: Rafael Ferreira

_______________________________________________________________________________________________________

CONFIRA A LISTA DE SELECIONADO PARA A OFICINA SPCINE CEU TRÊS LAGOS

 

lista selecionados ceu tres lagos jan 17_frente

Alex Soares dos Santos
Anderson de Souza Rodrigues
Camila Raysa de Sousa Ferreira
CLICIA OLIVEIRA DE CAMPOS
Débora Nascimento dos Santos
Douglas Fortes da Nóbrega
Erick Araujo da Silva
Evandson Oliveira Santos
Fabio Augusto dos Santos Junior
Fernando Alves da Costa
Geovanna Santana Freitas dos Santos
Gislene Soares Dias
Gracielly Pedrosa Guedes
Gustavo Henrique Gomes da Silva
Jeferson Delgado Siva
jessyca dara silva santos
Joyce Camila Silva do Carmo
Julia ferreira santana
Kauane Bomfim de Aragão
Lays Cristiane Stephani da Silva
Luana silva santos
Maria Victória França dos Santos
Mariana Rodrigues Oliveira Araújo
Marina Pereira Narciso
Matheus Barbosa da Silva
Patrícia Rocha Carvalho
Rafael Assunção
THIAGO JESUS DE OLIVEIRA
Wellington Manoel Alves

Foram 108 inscritos, sendo 53 mulheres e 55 homens.

_________________________________________________________________________________________________

OFICINA MÓDULO I – SPCINE – CEU PERUS

kino0151-96

Inscrições: Tivemos 83 inscritos

Selecionados: 25

Aulas: Dias 22 e 29 de outubro (Sábados), 05, 06, 12 e 13 (Sábados e Domingos) de novembro das 10h às 19h.

kino0017

Dia 1 – 22 de outubro

Nesta primeira aula rolou uma rodada de apresentações entre os alunos e nossa colaboradora pedagógica, a cineasta Juliana Vicente, que falou sobre os fundamentos da linguagem cinematográfica, sobre a história do cinema, desde seu surgimento até os dias atuais. Os alunos receberam o material pedagógico que serve de apoio durante toda a oficina. Juliana também falou sobre recursos de linguagem cinematográfica e alguns equipamentos utilizados.

Ao final do dia, foram levantados mais de vinte assuntos que os alunos gostariam de trabalhar, entre eles: segurança e sensacionalismo, preconceito, refugiados no Brasil, o olhar infantil, quem é você?, o poder da mobilização, as transformações no Brasil, mulheres em relacionamentos abusivos, dar voz às travestis, a importância de personagens em contraponto da margem e do centro, depressão, o ponto de vista do alzheimer, crescimento da população idosa, gravidez na adolescência, após o levantamento destes assuntos a turma dividiu-se em 04 grupos que escolheram os temas a serem trabalhados e a partir da próxima aula iniciam a produção dos roteiros.

 

kino0012  kino0019

 

Dia 2 – 29 de outubro

Os roteiros foram discutidos pelos grupos que tiveram auxílio do colaborador André Collazzi para a construção destes. No segundo período do dia aconteceu a iniciação à prática da utilização de câmera, momento em que os alunos tiveram o primeiro contato com os equipamentos de filmagem. Orientados pelos monitores de gravação, fizeram os primeiros exercícios de câmera e ao final do dia assistiram o material gravado.

 

kino0057   kino0151-3

 

Dias 3 e 4 – 05 e 06 de novembro

Final de semana de gravação. Os grupos saíram para suas locações, locais que foram definidos no decorrer da semana por eles mesmos, com os equipamentos e sempre acompanhados de um monitor que os auxiliavam sobre como posicionar a câmera em determinada cena, como utilizar os equipamentos e etc.

kino0064 kino0070 kino0095 kino0097 kino0105 kino0113 kino0131 kino0143

Dias 12 e 13 de novembro

Último final de semana da oficina e foi a fase de edição e exibição dos filmes para os alunos. Monitores de edição editaram os filmes de acordo com cada roteiro e solicitações dos alunos que acompanharam todo o processo. No domingo os alunos puderam assistir aos filmes, ainda não finalizados, pela primeira vez.

 

kino0151-53 kino0151-55 kino0151-57 kino0151-65 kino0151-68 kino0151-78

kino0151-89 kino0151-90

_____________________________________________

Associação Cultural Kinoforum:

(11) 3031-5522 – com Caroline Cagnatto.

E-mail: prodoficinas@kinoforum.org

Site: oficinas.kinoforum.org

 

CEU PERUS 
TEL.: (11) 3915-8745 / 3915-8752

Oficina Módulo I – Spcine | CEU Três Lagos

Inscrições: ENCERRADAS

CEU Três Lagos

Estrada do Barro Branco, S/N, Grajaú – São Paulo/SP

CEU Três Lagos
CEU Três Lagos

Divulgação dos selecionados: 31 de janeiro de 2017.

Aulas: Dias 11 e 18 (Sábados) de fevereiro, 04, 05, 11 e 12 (Sábados e Domingos) de março das 10h às 19h.

Participantes: 25

Idade do público alvo: 16 a 30 anos

Telefone para informações: (11) 3031-5522

Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo está organizando, pelo 15º ano consecutivo, as Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, projeto itinerante que engloba a exibição de curtas metragens e oficinas de realização audiovisual. A oficina é gratuita e direcionada para iniciação de jovens com interesse no campo audiovisual, sem necessidade de experiência prévia na área. É requisito básico a disponibilidade total do candidato nos dias e horários das aulas descritos no cabeçalho.

O patrocínio é da Spcine por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo. A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo que atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias.

As aulas ocorrerão em fevereiro e março no CEU Três Lagos – Centro Educacional Unificado da Cidade de São Paulo localizado no bairro do Grajaú que, além de atender a crianças na creche, estudantes do ensino fundamental, e em uma ETEC, agrega diversas atividades ligadas à cultura, esporte e lazer atendendo à população da cidade e principalmente os moradores da região e arredores.

Inscrição e Seleção 

As Inscrições podem ser feitas online no site www.oficinas.kinoforum.org  respondendo às perguntas da ficha ou preenchendo a ficha abaixo e entregando pessoalmente na Coordenação do CEU Três Lagos.

Após a seleção, os 25 participantes serão comunicados até o dia 31 de janeiro por telefone e e-mail. Na mesma data, a lista de selecionados estará disponível no site das Oficinas Kinoforum (www.oficinas.kinoforum.org).

A oficina tem coordenação do produtor Jorge Guedes e colaboração pedagógica do realizador Christian Saghaard e do roteirista André Collazzi. A equipe é também formada por ex-alunos do projeto, trabalhando como monitores de gravação e edição e na assistência de produção. A realização fica a cargo da equipe da Associação Cultural Kinoforum.

Todos os vídeos realizados durante a oficina serão exibidos em salas de cinema, integrando a programação do 28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, que será realizado entre os dias 23 de agosto e 03 de setembro de 2017, exibindo curtas-metragens de todo o mundo, gratuitamente, em diversos espaços da cidade.

Maiores informações podem ser obtidas na Coordenação do CEU Três Lagos, no site do projeto ou na sede da Associação Cultural Kinoforum.

Associação Cultural Kinoforum:

(11) 3031-5522 – com Caroline Cagnatto.

E-mail: prodoficinas@kinoforum.org

Site: www.oficinas.kinoforum.org

 CEU Três Lagos
TEL.: (11) 5976-5642/ 5976-5643

943843_1053685228027948_2004587122261946601_n

Os alunos selecionados para participarem das Oficinas de Realização Kinoforum Spcine – 2017 Módulo II – Roteiro

  1. Aline Ferreira dos Santos
  2. Eduardo de Souza de Oliveira
  3. Guilherme Herrera Falchi
  4. Ivon Bezerra de Andrade Neto
  5. Natasha Roberta dos Santos Rodrigues
  6. Thais Aparecida Vidal Toso
  7. Vanessa Fontes Silva
  8. Wellington Manoel Alves

 

As aulas ocorrerão na Associação Cultural Kinoforum

(Rua Dr. Vieira de Carvalho, 192 cj 101 – 10ºandar)

Telefone para informações: (11) 3031-5522

Loading...