Escolha do idioma
Português |
English

Curta Kinoforum apresenta os favoritos do público de 2009 no Festival de Paraty

Dia 08 de Outubro de 2009

 

     O 2º Festival Internacional de Cinema de Paraty começa dia 09 de outubro e segue até o feriado do dia 12. E, assim como fez em sua primeira edição, o evento convidou novamente a Associação Cultural Kinoforum para apresentar os 10 filmes favoritos do público do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

     William Hinestrosa, coordenador dos Programas Brasileiros, estará na cidade carioca representado a seleção retirada do 20º Festival. Os filmes se dividirão por três dias (sábado, domingo e segunda) e em três programas, que assim se seguem:

PROGRAMA 1 - Sábado (10/10) - 17h
 
O DIVINO, DE REPENTE, de Fábio Yamaji
(SP / 6min / 2009 / 35mm)
Sinopse: Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental.

MINAMI EM CLOSE-UP, de Thiago Mendonça
(SP / 18min / 2008 / 35mm)
Sinopse: A trajetória da revista "Cinema em Close-up", que nos anos 70 tornou-se um sucesso de vendas, e de seu editor Minami Keizi, é o ponto de partida para contarmos a história dos filmes da Boca do Lixo e seus personagens.

A GUERRA DE ARTURO, de Júlio Taubkin e Pedro Arantes
(SP / 20min / 2009 / 35mm)
Sinopse: Arturo é um reles funcionário da redação de um grande jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina. Agora, resta a Arturo consertar seu erro, salvar o mundo e ficar com a garota.
NÓS SOMOS UM POEMA, de Sérgio Sbragia e Beth Formaggini
(RJ / 17min / 2008 / 35mm)
Sinopse: O filme conta a história da quase desconhecida parceria de dois gênios da música popular brasileira, Pixinguinha e Vinicius de Moraes, que se juntaram para compor a trilha sonora do filme de Alex Viany, "Sol sobre a lama".

PROGRAMA 2 - Domingo (11/10) - 17h
 
NO TEMPO DE MILTINHO, de André Weller
(RJ / 17min / 2008 / Vídeo)
Sinopse: Investigação musical. Miltinho, cantor atuante desde os anos 40, empresta sua peculiaríssima voz para falar. O inconfundível estilo do Rei do Ritmo é dissecado em entrevistas, apresentações musicais e imagens de arquivo.

SUPERBARROCO, de Renata Pinheiro
(PE / 17min / 2008 / 35mm)
Sinopse: A ornamentacão na ruína; o escuro no claro; o silêncio na voz; o imóvel na ação.

OLHOS DE RESSACA, de Petra Costa
(SP / 20min / 2009 / 35mm)
Sinopse: Vera e Gabriel estão casados há 60 anos. Eles divagam sobre a própria história e em seu rememorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, tecendo um universo afetivo e onírico.

PROGRAMA 3 - Segunda-feira (12/10) - 17h
 
A CASA DOS MORTOS, de Debora Diniz
(DF / 20min / 2009 / Vídeo)
Sinopse: Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos.
 
FRACTAIS SERTANEJOS, de Heraldo Cavalcanti
(CE/ 19min / 2009 / 35mm)
Sinopse: A história de um operário da construção civil que torna-se artista ao sair do coma, esculpindo obras abstratas que denomina "TudoeNada", semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos.

Nº 27, de Marcelo Lordello
(PE / 19min / 2008 / 35mm)
Sinopse:
- O banheiro tá na limpeza - responde segurando a maçaneta, com toda força.
- Limpeza?!?
- É, procura outro por favor.

Oficinas Kinoforum - Atividade Paralela do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo