Escolha do idioma
Português |
English

Interactivos? - Convocatória de Projetos

Dia 09 de Setembro de 2010

Estão abertas as inscrições da convocatória internacional de projetos para o laboratório de desenvolvimento do Interactivos? ‘10 BH ‘Baixa Tecnologia de Ponta', a se realizar em Belo Horizonte, Brasil entre 21 de novembro e 8 de dezembro de 2010.

Serão selecionadas até oito propostas - locais, nacionais e internacionais - que desenvolvam e apliquem de forma criativa recursos tecnológicos simples e acessíveis em projetos artísticos e educativos. Interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro através de formulário disponível no site interactivos.marginalialab.com.

Às propostas selecionadas serão disponibilizados o material e a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento. Os proponentes que não residam em Belo Horizonte, terão ainda passagem e hospedagem custeada pelo evento para participar das duas semanas de desenvolvimento dos projetos, para até um representante da proposta. As equipes de desenvolvimento serão formadas por colaboradores voluntários, inscritos através de outra convocatória internacional (20/10-20/11), em uma metodologia aberta e interdisciplinar de compartilhamentos.

As atividades terão a orientação dos instrutores Fernando Rabelo (Brasil), Kiko Mayorga (Peru) e Arturo Castro (Espanha) - artistas, e educadores com atuação internacionalmente reconhecida, vinculada a importantes projetos em desenvolvimento neste campo.

O evento Interactivos? ‘10 BH ‘Baixa Tecnologia de Ponta realizará ainda um seminário, com a participação dos instrutores e colaboradores convidados, como forma de apresentar e discutir diferentes leituras sobre o tema proposto. Ao final do laboratório de desenvolvimento, os resultados alcançados serão ainda expostos por um período de uma semana, possibilitando seu acesso ao público interessado.

Idealizado pelo laboratório espanhol Medialab-Prado, o modelo dos eventos Interactivos? vem sendo replicado em diversas localidades do mundo desde 2006, formando uma plataforma em rede de iniciativas voltadas para este campo.

O evento é realizado em Belo Horizonte através de uma parceria entre o Marginalia+Lab e o projeto Ocupar Espaços, integrando o programa cultural Vivo Arte.Mov, com patrocínio da Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta ainda com a colaboração do Medialab-Prado, de Madri, e do Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

Oficinas Kinoforum - Atividade Paralela do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo