Escolha do idioma
Português |
English

Sessão Gratuita: 5X Favela no Cine CRIAR

Dia 01 de Abril de 2011

Neste sábado, dia 2 de abril às 17hs, sessão especial com os filmes: 5 X FAVELA AGORA POR NÓS MESMOS (longa) + TODOS SÃO FRANCISCO (curta). Após a sessão, bate papo com Vanessa Reis (Associação Cultural Kinoforum) e 4 realizadores do 5 X FAVELA que estarão em SP especialmente para a sessão.
 


Longa-metragem: 5X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMO

Resultado de um processo de criação coletivo a partir de oficinas realizadas em diversas comunidades cariocas, “5 X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS” deve suas raízes ao filme original de 1961,  “5 X FAVELA” que reuniu cinco jovens diretores, entre eles Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirzman e Cacá Diegues, que tornaram-se ícones do então nascente movimento do Cinema Novo. É o próprio Cacá Diegues quem agora assina a produção deste novo filme, que teve sua pré-estréia mundial no Festival de Cannes. A principal diferença agora é que os sete diretores que assinam os novos cinco episódios saíram das próprias favelas.

  

CURTA-METRAGEM: TODOS SÃO FRANCISCOS

Dir. Charliane Oliveira, 15 min, 2010, Fortaleza-CE

Na comunidade do Conjunto São Pedro há uma casa em que todos são Francisco. São oito filhos de uma mãe e de pais diferentes. O curta ganhou o primeiro edital da Secretaria do Audiovisual (MINC) para projetos de roteiros de jovens egressos de projetos sociais, de instituições não-governamentais que trabalham o audiovisual como linguagem. Link para assistir o curta: http://www.kinooikos.com/acervo/video/24415/

  

CONVIDADOS:

Cacau Amaral, Cadu Barcelos,  Wagner Novais e Luciano Vidigal, realizadores do 5 X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS que vem do Rio de Janeiro especialmente para a exibição do CINE CRIAR.

 

Vanessa Reis, produtora e roteirista, trabalha na coordenação de projetos de oficinas e mostras audiovisuais pela Associação Cultural Kinoforum.  Integra o COLETIVO DE VIDEO POPULAR, articulação entre coletivos audiovisuais da cidade de São Paulo.

 


A sessão acontece no CINE CRIAR - INSTITUTO CRIAR DE TV, CINEMA E OUTRAS MÍDIAS , rua Solon 1121 (SP), dia 2 de abril as 17hs. 
 

 

Oficinas Kinoforum - Atividade Paralela do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo