Escolha do idioma
Português |
English

Rede Jovem Cidadania estréia nova temporada

Dia 05 de Setembro de 2011

 

REDE JOVEM DE CIDADANIA ESTREIA NOVA TEMPORADA NA REDE MINAS E TV BRASIL

 

O programa de televisão da Rede Jovem de Cidadania comemora oito anos no ar inaugurando uma nova fase. A partir de 10 de setembro, a série de vídeos inéditos vai ao ar pela Rede Minas de Televisão. Na TV Brasil, a estreia será dia 12 de Setembro.

A Rede Jovem de Cidadania (RJC) é uma rede de comunicação participativa que envolve jovens e adolescentes de Belo Horizonte e região metropolitana. A proposta é que jovens ligados a grupos culturais, movimentos sociais e comunitários possam ter acesso aos meios de comunicação para expressar suas ideias no espaço público, construindo suas próprias imagens e representações. Mais do que um programa sobre as juventudes, a Rede Jovem de Cidadania é um programa concebido e produzido por jovens. Na pauta, temas diversos: arte, cultura, direitos, política, participação, vida nas periferias, cidadania, dentre outros. Na nova temporada, os primeiros programas falam sobre intervenções urbanas, hip hop e profissionalização no campo da cultura, acessibilidade e construção de novos olhares sobre a cidade. 

Os programas da série são resultado das propostas apresentadas por grupos juvenis à equipe da RJC, por meio de um formulário disponível no site do projeto (www.redejovemdecidadania.aic.org.br). Além de proporem temas, os jovens envolvidos participam, na medida de seu interesse, de todo o processo de produção dos vídeos: da construção do roteiro até a edição das imagens, passando pela realização de entrevistas e gravações. O resultado são programas que abrem espaços para a expressão de grupos juvenis, de seus modos de dizer e de pensar. Nesse processo, o programa busca deslocar as formas de representação típicas dos meios de comunicação tradicionais, bem como questionar as imagens pré-concebidas a respeito das juventudes e das periferias.

Os programas são criados a partir da metodologia de mídia-processo, na qual as formas de fazer vídeo são aprendidas pelos jovens no momento da própria produção. Na prática da filmagem e da edição, realizadas em conjunto com a equipe da RJC, os participantes aprendem um pouco sobre os modos de funcionamento do audiovisual e do processo de produção de imagens. Ao mesmo tempo, encontram formas de falar sobre seus mundos, suas vivências e sobre questões públicas que identificam como relevantes.

O projeto da Rede Jovem de Cidadania é uma iniciativa da Associação Imagem Comunitária (AIC), ONG de Belo Horizonte/MG que trabalha há 18 anos pela promoção da cidadania por meio da democratização da comunicação e da criação de espaços de acesso público à mídia. Além da Rede Minas e da TV Brasil, o programa de televisão da RJC conta com o apoio da Petrobras.

Reconhecimento:

A Rede Jovem de Cidadania é uma das iniciativas da Associação Imagem Comunitária mais premiadas na área de comunicação comunitária e produção midiática juvenil. O projeto acumula prêmios e chancelas nacionais e internacionais:

2003 – Prêmio Direitos Humanos - Presidência da República/Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), categoria Imprensa.

2003, 2005 e 2009 – Reconhecimento Tecnologia social – Fundação Banco do Brasil e Unesco.

2004- Prêmio Marketing Best de Responsabilidade social 

2005- Prêmio Unesco – “Se buscan – levantamento das melhores práticas de produção de conteúdos locais”

2005 – Prêmio Red Unial – Universo Audiovisual del Niño latino-americano

2005- Prêmio Itaú-Unicef 

2006- Prêmio Ashoka – iniciativas de destaque em protagonismo juvenil

2006 – Jornada internacional de telejornais infanto-juvenis, Observatório Europeu de televisão Infanto-Juvenil.

2006- Experiências de Inovação Social na América Latina e Caribe - Cepal – ONU e fundação W.K. Kellogg .

2007-Un-Habitat – Prêmio internacional Dubai/ONU de excelência em Práticas para melhorar as condições de vida.

2009- Unesco- Mejores prácticas en Políticas y programas de Juventud en América Latina Y el Caribe

Serviço:

Programa Rede Jovem de Cidadania - TV Brasil

Exibição às segundas-feiras, às 17:30h

Programa Rede Jovem de Cidadania - Rede Minas de Televisão

Exibição aos sábados, às 17h. Reprise às quintas-feiras, às 13h.

Assista à nova vinheta de abertura da Rede Jovem de Cidadania no Facebook:

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000822559654

Contatos:

rjc@aic.org.br

www.redejovemdecidadania.aic.org.br

Telefone: (031) 3224-3463

Falar com Gracielle Fonseca ou Aléxia Melo. 

 

Oficinas Kinoforum - Atividade Paralela do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo