Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Exibição Digital

Dicas para realizadores, exibidores e cinéfilos

Desde 2019, segundo dados do anuário da ANCINE do mesmo ano, o Brasil possui 100% do seu parque de exibição digitalizado. Pensando nesse contexto, elaboramos algumas dicas que podem facilitar a vida do exibidor e do realizador:

 

- É importante pensar na máster de exibição desde a concepção do filme, se informe o quanto antes sobre a exibição digital. Os principais festivais do Brasil e do mundo utilizam esse formato.

 

- Não deixe nada para última hora. A tecnologia digital dá a falsa sensação de que tudo pode ser resolvido rapidamente, pelo computador, mas é preciso ter tempo para checar e rever as cópias antes de encaminhá-las ao evento.

 

- Respeite os prazos exigidos pela organização. Os arquivos que trafegam pela rede correm o risco de algumas informações serem corrompidas, portanto esse tempo também serve para corrigir o eventual problema ou pedir novo arquivo para o realizador. Atente-se se o link para visualização estará disponível durante todo o período de visionamento do festival.

 

- O arquivo digital mais confiável é o DCP, mas nem todas as salas possuem o equipamento de exibição. Por isso, confira com o Festival qual será o formato a ser apresentado: DCP, H264, ProRes, entre outros. Essa informação consta no regulamento do Festival e, em caso de dúvidas, contate a organização.  

 

- Se estiver exibindo seu filme pela primeira vez, peça ao Festival que faça uma projeção teste antes da exibição, para que você possa garantir que todos os parâmetros estão ajustados.