Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Festivais

Guia de Festivais

O Guia de Festivais traz mais de 140 eventos nacionais – entre festivais e mostras espalhados por todas as regiões do país – e 190 internacionais, para facilitar a vida de quem está programando a carreira de seu filme.

O levantamento foi feito a partir dos contatos do próprio Guia, levantados ao longo dos anos a partir das indicações de produtores e realizadores. Se o seu evento ainda não faz parte do Guia, entre em contato conosco: guia@kinoforum.org.

Festivais brasileiros


As informações acerca de cada evento são preenchidas diretamente por seus organizadores através do nosso banco de dados. Com isso, alterações e novas informações sobre os eventos podem ser incluídas ao longo do ano, o que torna o Guia mais dinâmico e atualizado.

Festivais internacionais

A listagem de eventos internacionais contempla os festivais e mostras organizados em países estrangeiros que mais acolhem o produto audiovisual brasileiro.

Anualmente, também é atualizada a partir da lista do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais, da Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

O Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais faz parte da política da Ancine de divulgação do cinema brasileiro em outros mercados, em vigor desde 2003. Em janeiro de 2017, a Agência divulgou a listagem dos eventos que receberão apoio este ano. Na listagem divulgada, apresenta-se o tipo de apoio concedido, de acordo com o esquema a seguir: 

Apoio A – Concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme (44 festivais)
Apoio B – Envio de cópia e apoio financeiro (36 festivais)
Apoio C – Envio de cópia (16 festivais)

É importante assinalar que a Ancine tem uma série de normas para a concessão desses apoios, disponíveis no site da própria Agência (www.ancine.gov.br). Mais informações podem também ser obtidas pelo e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.