Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Apresentação

Estudos acerca dos festivais audiovisuais no Brasil

Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2019: Geografia e Virtualização | 2020

 

A atualização do anuário publicado pelo pesquisador Paulo Corrêa. Seguindo as apresentações do último triênio (2016-2018), o anuário tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros que abriram inscrições para obras e que foram realizados em 2019, oferecendo um panorama geográfico (onde os eventos ocorreram) e virtual (desempenho dos processos de inscrições para essas obras) ao longo do ano. Este estudo tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros, e como suas características se imprimem nos processos de inscrições de obras ao longo de 2019. 

 

Clique aqui e confira o estudo completo.

 

Clique aqui para visualizar o Anexo I - Relação de festivais e mostras com inscrições abertas e clique aqui para visualizar o Anexo II - Comparativo entre anuários 2016-2019.

 

 

Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2018: Geografia e Virtualização | 2019

Atualização do anuário do pesquisador Paulo Corrêa. 
Este estudo tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros, e como suas características se imprimem nos processos de inscrições de obras ao longo de 2018.

 


Clique aqui e confira o estudo completo.


Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2017: Geografia e Virtualização | 2018

Trata-se da complementação do estudo anterior de Paulo Corrêa. Além de continuar tratando da internet como território fértil para a difusão audiovisual, expande a abordagem para a relação dos Festivais nacionais com a socio-geografia brasileira.

Clique aqui e confira o estudo completo.


Festivais de Cinema e a Internet | 2016

"Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise por meio dos formatos de submissão de filmes". Elaborada por Paulo Corrêa, bacharel em cinema e audiovisual pela UNIMONTE, ela traz estatísticas acerca dos festivais Brasileiros cujo período de inscrição e realização deu-se no ano de 2016. O estudo se aprofunda no papel da internet como meio de inscrição de filmes em festivais nacionais.

Clique aqui e confira o estudo completo.

 


Painel Setorial | 2007 a 2009

O Painel Setorial dos Festivais Audiovisuais trata da continuidade do primeiro estudo sobre o setor já realizado no Brasil. 
Este trabalho objetiva pesquisar, analisar e disponibilizar um estudo que dê continuidade ao primeiro levantamento e desta forma busque aprofundar questões ligadas aos aspectos econômico, social e cultural dos festivais e aprimorar a qualidade dos conhecimentos já existentes.

Clique aqui e confira o estudo completo.