Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Apresentação

Estudos acerca dos festivais audiovisuais no Brasil

Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2021: Geografia e Virtualização | 2022

Está no ar o Panorama dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros e sessão Lei Aldir Blanc, a edição 2021 do anuário que analisa a realização de festivais audiovisuais no ano de 2021. Desde o início da produção dos anuários em 2016, registramos em 2021 a maior quantidade de eventos pelo país, cerca de 380 festivais. A pandemia do novo coronavírus e o avanço da vacinação no Brasil permitiu que um crescimento das exibições presenciais e online comparado com 2020. Tivemos o registro também da maior quantidade de eventos estreantes, quase 100 festivais.

Clique aqui e confira o estudo completo.

 

Clique aqui para conferir o Anexo I - Relação de festivais/mostras catalogados (com abertura de inscrições e realização em 2020), clique aqui para conferir o Anexo II - Mapa de realização mensal dos festivais/mostras em 2021 e clique aqui para conferir o Anexo III - Comparativo dos anuários realizados entre 2016-2020.

 

Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2020: Geografia e Virtualização | 2021

A atualização do anuário publicado pelo pesquisador Paulo Corrêa. A pandemia do novo Coronavírus foi determinante para alterar a estrutura de realização dos festivais em 2020. 

A dificuldade de manter a exibição presencial obrigou o circuito a pensar em formas diferentes de acontecimento. O ano foi marcado pela intensa adesão dos festivais e mostras audiovisuais brasileiros à exibição online, algo inédito até então: 81% dos festivais/mostras aderiram à prática virtual de forma exclusiva.  As exibições em formato híbrido, com realizações presenciais e online, também foram experimentadas, e o Drive-In foi recorrentemente utilizado. Um dos principais impactos da pandemia foi a vertiginosa queda das exibições presenciais pelos festivais, com 45 festivais acontecendo desta forma, somando acontecimentos híbridos, antes e durante a pandemia. 

Clique aqui e confira o estudo completo.

Clique aqui para conferir o Anexo I - Relação de festivais/mostras catalogados (com abertura de inscrições e realização em 2020) e clique aqui para conferir o Anexo II - Comparativo dos anuários realizados entre 2016-2020.

 

Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2019: Geografia e Virtualização | 2020

 

A atualização do anuário publicado pelo pesquisador Paulo Corrêa. Seguindo as apresentações do último triênio (2016-2018), o anuário tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros que abriram inscrições para obras e que foram realizados em 2019, oferecendo um panorama geográfico (onde os eventos ocorreram) e virtual (desempenho dos processos de inscrições para essas obras) ao longo do ano. Este estudo tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros, e como suas características se imprimem nos processos de inscrições de obras ao longo de 2019. 

 

Clique aqui e confira o estudo completo.

 

Clique aqui para visualizar o Anexo I - Relação de festivais e mostras com inscrições abertas e clique aqui para visualizar o Anexo II - Comparativo entre anuários 2016-2019.

 

 

Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2018: Geografia e Virtualização | 2019

Atualização do anuário do pesquisador Paulo Corrêa. 
Este estudo tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros, e como suas características se imprimem nos processos de inscrições de obras ao longo de 2018.

 


Clique aqui e confira o estudo completo.


Os Festivais Audiovisuais Brasileiros em 2017: Geografia e Virtualização | 2018

Trata-se da complementação do estudo anterior de Paulo Corrêa. Além de continuar tratando da internet como território fértil para a difusão audiovisual, expande a abordagem para a relação dos Festivais nacionais com a socio-geografia brasileira.

Clique aqui e confira o estudo completo.


Festivais de Cinema e a Internet | 2016

"Festivais de Cinema e a Internet: uma breve análise por meio dos formatos de submissão de filmes". Elaborada por Paulo Corrêa, bacharel em cinema e audiovisual pela UNIMONTE, ela traz estatísticas acerca dos festivais Brasileiros cujo período de inscrição e realização deu-se no ano de 2016. O estudo se aprofunda no papel da internet como meio de inscrição de filmes em festivais nacionais.

Clique aqui e confira o estudo completo.

 


Painel Setorial | 2007 a 2009

O Painel Setorial dos Festivais Audiovisuais trata da continuidade do primeiro estudo sobre o setor já realizado no Brasil. 
Este trabalho objetiva pesquisar, analisar e disponibilizar um estudo que dê continuidade ao primeiro levantamento e desta forma busque aprofundar questões ligadas aos aspectos econômico, social e cultural dos festivais e aprimorar a qualidade dos conhecimentos já existentes.

Clique aqui e confira o estudo completo.