Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Festivais

Exportar em PDF
  1. Recifest - Festival de Cinema da Diversidade Sexual do Recife

    É com alegria que damos as boas vindas a todes que prestigiam mais uma vez o RECIFEST- Festival da Diversidade Sexual e de Gênero. Nesses onze anos de existência não foram poucos os desafios para manter o Recifest existindo e sendo um dos festivais LGBTQIA+ mais importantes do país. Mas, munides de nossas armas, que são a crença na liberdade, no amor e na alegria, estamos nas trincheiras, no enfrentamento aos desafios que sempre tivemos. Desafios que se acirraram após o golpe parlamentar de 2016, e intensificados em 2018, com a ascensão de neofascistas ao poder, que aumentou, ainda mais, a insegurança vivida pelas populações LGBTQIA+, negras, indígenas e periféricas, que passou a ser, cada vez mais, alvo de pessoas inescrupulosas e criminosas, com suas fábricas de fake news e suas armas de fogo apontadas para as nossas cabeças. Mas com o coração cheio de amor, e força para as lutas, temos e esperança de que essa onda logo passará, e os responsáveis por todos os crimes cometidos nesse período serão julgados e condenados.

  2. Locais de RealizaçãoRecife

    Data16 a 31 de outubro de 2023

    CategoriaFilmes com temática LGBTQIA+ e/ou realizados por pessoas que se identificam como pertencentes à comunidade LGBTQIA+, de qualquer temática.

    Locais de ExibiçãoCineteatro do Parque

    Inscrições1 de junho a 1 de julho de 2023

    ProgramaçãoCompetitivas: Filme Pernambucano - os filmes realizados por produtora sediada no estado e/ou diretor/a/e (es/as) domiciliado/a/e (s) no estado de Pernambuco. Filme Nacional - os filmes realizados em todo o território nacional, incluindo Pernambuco. Não Competitivas: Mostra infanto-juvenil, uma mostra com acessibilidade, e uma para pessoas encarceradas.

  3. Edição Anterior

    Data de realização: 21 de setembro a 07 de outubro de 2022

    Premiados: 
    O projeto 'Ela mora logo alí', de Fabiano Barros e Rafael Rogante (RO) levaram o Prêmio Rutílio Oliveira de melhor curta nacional tanto pelo júri oficial quanto pelo voto popular. A obra levou ainda o Prêmio Direitos Humanos, promovido pela Click Rec, e de melhor interpretação para Agrael de Jesus. Já o filme 'Quebra panela', dirigido por Rafael Anaroli, levou o prêmio de melhor curta pernambucano pelo júri oficial e 'Amor by Night', de Henrique Arruda, venceu no voto do público.
    O júri oficial destacou como Menção Honrosa a atriz pernambucana, Sharlene Esse, completando 43 anos de carreira, e o curta do Rio de Janeiro, 'Enreaberta'.
    O prêmio de Melhor Fotografia foi para a produção 'Cabiluda' (PE), Melhor som, 'Paraquedas' (BA/PB), Melhor direção de arte, 'Calunga Maior' (PB), Montagem, Cidade Entre Rios (MA/PI), Melhor trilha sonora e direção musical Simulação (PE), Melhor roteiro/argumento em Curta Metragem, 'Adão, Eva e o fruto proibido' (PB) e Melhor direção em curta metragem, Iceberg (RJ), de Will Domingos (RJ)