Festivais
-
Festival Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
O Festival Curta Cinema – Festival Internacional do Rio de Janeiro – é realizado há 33 anos atuando na exibição e promoção de obras audiovisuais em curta metragem. Nossa programação propõe o diálogo entre estéticas contrastantes, buscando abarcar um amplo panorama de perspectivas e linguagens multiculturais. Trata-se de um dos mais importantes festivais do gênero na América Latina. Possui caráter competitivo e há 14 anos se tornou o primeiro festival no Brasil e na América Latina, a qualificar seus vencedores a pleitear uma indicação ao OSCARS na categoria de curta metragem. O principal objetivo do Festival Curta Cinema é promover e democratizar o acesso do público carioca a um panorama das produções nacionais e internacionais em curta metragem, buscando estimular a participação do público em encontros e debates com os realizadores em sala de cinema. O festival exibe obras de até 30 minutos de duração, oriundas de qualquer nacionalidade ou região do Brasil. Tais obras são exibidas em sala de cinema e organizadas em programas que se dividem entre competitivos, panoramas e especiais. Os programas competitivos são submetidos à avaliação de um júri especializado que atribui os Grandes Prêmios Nacional e Internacional aos dois filmes mais bem avaliados. Outros prêmios e nomeações também são concedidos por este corpo de jurados, pela participação do público (Grande Prêmio do Público) e por parceiros institucionais.
-
Locais de RealizaçãoRio de Janeiro
Data17 a 24 de Abril de 2024
InscriçõesAté 5 de Fevereiro de 2024
Contato:Ailton Franco Jr
-
Edição Anterior
Data de realização: 8 a 15 de Novembro de 2023
Premiados:
Na cerimônia de encerramento, que aconteceu na última quarta-feira, dia 7 de dezembro, no Estação Net Botafogo, o brasileiro "Infantaria", dirigido por Laís Santos Araújo, e o belga "The Fruit Tree", de Isabelle Tollenaere, foram anunciados os grandes vencedores da noite.
Na competição nacional, "Infantaria", de Laís Santos Araújo, também arrematou o Prêmio de Melhor Direção. "Big Bang", dirigido por Carlos Segundo, conquistou o Prêmio Especial do Júri, e "Deus Não Deixa", de Marçal Vianna, foi o ganhador da Menção Honrosa e, também, do Prêmio Canal Brasil de Curtas.
Na competição internacional, o americano "Same Old", de Lloyd Lee Choi, foi o vencedor na categoria Melhor Direção. O Prêmio Especial do Júri foi para "Tsutsué", de Amartei Armar, uma produção da França e Gana. O colombiano "Noche. Del borde del sofa a la cama doble", de Luis Enrique Barbour, conquistou a Menção Honrosa.
Os eleitos nas mostras Panorama Carioca e Panorama Latino-Americano foram, respectivamente, "Jornada de 14 horas", de Clara Henriques e Luiza França, e o curta colombiano "El Mañana es un Palacio de Agua", de Juanita Onzaga. O carioca "Cinema Esperança", de Ana Carolina Francisco, foi o vencedor do Prêmio Primeiros Quadros.