Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícias

  1. Inscrições abertas para o ZINEBI

    O ZINEBI - Festival Internacional de Cine Documental e Curtas Metragens de Bilbao recebe, até o dia 15 de julho, curtas de até 30 minutos. 

    O evento é qualificador do Oscar, ou seja, os filmes premiados pelo júri oficial do festival ficam qualificados para concorrer a uma nomeação para o Oscar de melhor curta-metragem.

    Realizadores brasileiros com curtas selecionados em mostras competitivas poderão contar com o programa de apoio da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, no segmento B - envio de cópia e apoio financeiro, envio de cópia e apoio financeiro.

    Para maiores informações, visite o site do ZINEBI.

  2. Abertas as Inscrições para o 29º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo!

    Estão abertas as inscrições para a edição 2017 do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo!

    Realizado pela Associação Cultural Kinoforum,o evento recebe curtas-metragens de todos os gêneros e duração de até 25 minutos através da plataforma online ShortFilm Depot. Clique aqui para ler o regulamento!

    Em sua 
    página do facebook, o Festival também disponibilizou um passo-a-passo sobre como inscrever uma obra.

    Prazos

    Filmes finalizados em 2017 - inscrições abertas até 30 de março de 2018
    Filmes finalizados em 2018- inscrições abertas até 15 de maio de 2018

    Sobre

    O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

    Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade. A cada ano, o Festival seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana. 

    Sua programação tem como eixo central os programas de filmes internacionais, latino-americanos e brasileiros e, a cada ano, também é criada uma série de programas especiais, a partir dos próprios filmes inscritos e de sugestões de curadores que visitam os principais festivais do Brasil e do mundo.

    Também são exibidos programas selecionados por festivais parceiros de vários países. O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

    Contato

    Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas a: inscricoes@kinoforum.org

  3. Inscrições abertas para o Festival de Cinema de Locarno

    A partir de Fevereiro de 2018 o Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, abre suas inscrições para filmes do mundo todo. 

    Até o dia 1 de junho, a comissão de seleção recebe curtas (de até 40 minutos) e longas (acima de 41 minutos), necessariamente inéditos no mundo todo ou que ainda não estrearam fora do país de produção.

    Há condições especiais e taxas reduzidas para quem inscrever obras até o dia 26 de março, confira no site do Festival maiores especifidades.  O evento está programado para acontecer entre os dias 1 e 8 de agosto de 2018.

    Realizadores brasileiros com curtas selecionados poderão contar com o programa de apoio da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, no segmento Apoio A – Concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para promoção do filme.

    O formulário de inscrições se encontra aqui.

  4. Longas-metragens Brasileiros Lançados Comercialmente em 2017

    Semanalmente, o OCA (Observatório Brasileiro do cinema e do Audiovisual, ligado à Ancine) realiza um balanço do público que compareceu às salas de exibição no Brasil, e divulga os dados em sua página. 

    Ao fim do ano, ou seja, na 52semana, estes dados são compilados e resultam numa série de estudos e estatísticas interessantes e muito importantes para que se entenda o comportamento do mercado audiovisual brasileiro e de todos os seus agentes (diretores e roteiristas, produtoras, distribuidoras, exibidores, e, claro, o público!).

    Abaixo, temos uma das listas que resultaram deste trabalho - todos os filmes de longa-metragem lançados comercialmente em 2016.

    Os dados são da Superintendência de Análise de Mercado - SAM e do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual - OCA, foram compilados em 15 de janeiro de 2018 e publicados oficialmente no dia 16 de janeiro deste ano.
    É importante lembrar que, para ser considerado Brasileiro perante a ANCINE, é necessário que o filme possua o Certificado de Produto Brasileiro (CPB).

    O Guia Kinoforum escolheu publicar esta lista (encontrada aqui), mas caso esteja curioso você pode encontrar outros dados no site do OCA. Agora é só rolar a tela para baixo e conferir a tabela!







    Longas-metragens Brasileiros Lançados Comercialmente em Salas de Exibição em 2016 (Preliminar)


    Dados Acumulados até Semana 52 - 07 de janeiro de 2016 a 04 de janeiro de 2017 - ordenado por data de lançamento

  5. Inscrições prorrogadas para a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental!

    Foram prorrogadas até 31/01 as inscrições para a competição Latino-Americana da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

    Serão aceitas obras brasileiras, latino-americanas e caribenhas, finalizadas a partir de 2016, sem restrições quanto ao gênero ou duração. Os filmes devem tratar de temáticas ambientais, tais como, mas não restritas a: energia, água, mudanças climáticas, consumo, trabalho, povos e lugares, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas públicas socioambientais, mobilidade, habitação, áreas verdes, áreas urbanas, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

    Os selecionados concorrem nas categorias Melhor Longa-Metragem Pelo Júri (a partir de 60 minutos), com prêmio de R$ 15.000,00, Melhor Curta-Metragem Pelo Júri (até 59 minutos), com prêmio de R$ 5.000,00, e Melhor Filme Pelo Público. A critério do júri, poderão ser concedidas menções honrosas.

    A 7ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 30/05 a 13/06 de 2018, com toda programação gratuita.

    O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site: www.ecofalante.org.br/mostra

    Sobre a Mostra Ecofalante

    Realizada pela ONG Ecofalante, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que é atualmente o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais, prima por obras de grande qualidade cinematográfica e por temáticas ambientais que conversam com a realidade brasileira, incluindo filmes premiados em renomados festivais internacionais, sendo a maioria inédita no Brasil. As exibições são gratuitas e realizadas em salas de cinema de todas as regiões da cidade, além de espaços culturais e instituições de ensino. A programação inclui ainda homenagens, debates e encontros.

    Desde sua primeira edição, em 2012, a Mostra Ecofalante e as atividades educativas da ONG já atingiram diretamente cerca de 190 mil pessoas. Foram exibidos 424 filmes, de todos os continentes, em 26 cidades do Estado de São Paulo. Chegou a 200 espaços de exibição, entre cinemas, escolas, universidades, parques, espaços públicos, unidades do Sesc e do Senac, Fábricas de Cultura, Pontos MIS, CEUs e ETECs. Realizou cerca de 450 debates e mediações, sobre temas como mudanças climáticas, água, cidades, energia, globalização, economia, ativismo, povos e lugares, resíduos sólidos, entre outros.

    SERVIÇO:

    INSCRIÇÕES PRORROGADAS - 7ª MOSTRA  ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL - Até 31/01/2018

    Mais informações:

    www.ecofalante.org.br/mostra

  6. ANCINE renova programa que apoia a participação brasileira em festivais e laboratórios internacionais

    A ANCINE renovou, por meio de portaria publicada nesta quarta-feira, 3 de janeiro, no Diário Oficial da União, o seu Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios e Workshops Internacionais. A iniciativa auxilia com serviços e recursos financeiros curtas, médias e longas-metragens nacionais oficialmente selecionados para festivais e projetos brasileiros convidados para laboratórios e workshops.

     

    Ao longo de 2017, o programa da ANCINE ajudou a viabilizar a presença de obras brasileiras em um total de 73 eventos internacionais. Foram recebidas 231 solicitações, com a concessão de 153 apoios financeiros, além da confecção de 38 cópias de filmes e do envio de 56 cópias para os festivais. A lista de eventos contemplados pelo Programa inclui 96 festivais internacionais e 35 laboratórios e workshops.

     

    De acordo com o regulamento, como padrão, serão concedidos no máximo três apoios por evento, com exceção para os festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Roterdã, Sundance, Clermont Ferrand, Bafici, Annecy, Locarno, Toronto, San Sebastián e Havana, para os quais poderão ser concedidos apoios para até cinco filmes. O Programa conta com três categorias de auxílio, dependendo da classificação de cada evento da lista: apoio A - confecção de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro; B - envio de cópia e apoio financeiro; C - envio de cópia.

     

    O mesmo limite de três apoios por evento é válido para a participação de projetos em desenvolvimento em laboratórios de cinema internacionais. Neste caso, as exceções previstas em regulamento, para as quais o Programa da ANCINE pode vir a conceder até cinco apoios, são para o Co-Production Market e Labs do Berlinale Talents: Doc Station, Script Station, Short Film Station e Talent Project Market (Berlim, Alemanha); Cinéma en Developpément e Cine en Construcción (Toulouse, França); BAL – Buenos Aires Lab (Buenos Aires, Argentina); Doc Montevideo – Pitchings, Hackathon e Meetings (Montevidéu, Uruguai); e Cine en Construcción e Forum de Coprodução Europa/América Latina (San Sebastián, Espanha).

     

    Um mesmo filme pode receber até cinco apoios do Programa durante toda a sua trajetória internacional, independentemente do ano. Já para a participação em laboratórios e workshops, o limite por projeto é de três apoios, ao longo de todo o seu processo de desenvolvimento. 

     

    O regulamento apresenta ainda critérios objetivos para a concessão de apoios nos casos onde houver solicitações para além do limite estabelecido: quando os apoios forem pedidos para mostras distintas dentro da programação do festival, será pedido que o Festival determine quais mostras prefere priorizar; quando os apoios forem pedidos dentro de uma mesma mostra, será dada prioridade ao filme que tiver recebido menos apoios totais do Programa até o momento deste evento; e caso os itens acima não resolvam a diferença, o apoio será concedido por ordem cronológica do recebimento dos pedidos.

     

    As solicitações de apoio devem ser feitas por meio do Sistema de Apoio Internacional no Portal ANCINE com até 30 dias de antecedência à data de início do festival ou laboratório. O convite oficial enviado pelo festival, laboratório ou workshop internacional deverá ser anexado à solicitação

  7. Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen está com inscrições abertas!

    O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen realiza sua 64ª edição entre os dias 3 e 8 de maio de 2018, e está recebendo inscrições de obras internacionais até o dia 1º de fevereiro. O evento é conhecido por ser vitrine para obras experimentais e artísticas do mundo todo.

    São aceitos curtas-metragens finalizados a partir de 2017, com duração máxima de 35 minutos e inéditos na Alemanha.

    A inscrição é feita pelo site do festival, de forma gratuita. Além das competições internacionais, que distribuem um total de 25.500 euros em prêmios, o Festival de Oberhausen promove ainda uma competição para filmes alemães e programas não competitivos definidos pela curadoria do evento. 

    Para mais informações, acesse o regulamento do 64ª Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen.


  8. Inscrições abertas para a 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental!

    Estão abertas as inscrições para a Competição Latino-Americana da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

    A Mostra recebe inscrições de filmes latino-americanos de 15 de novembro de 2017 a 15 de janeiro de 2018 no site do evento.

    Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é um evento anual que contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade.

    7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é gratuita e será realizada em São Paulo, Brasil, em Junho de 2018.

    Além da competição, a programação conta com a Mostra Contemporânea Internacional (não competitiva) que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo, o Panorama Histórico, com filmes clássicos de diretores renomados que nos oferecem um outro olhar para a questão ambiental, a Homenagem a um diretor de relevância histórica para a causa, o Concurso Curta Ecofalante que incentiva produções audiovisuais em escolas e universidades, e a Mostra Escola e o Circuito Universitário que levam filmes e debates para dentro do ambiente de ensino.

    Em todas as noites do evento, a Mostra promove Debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas, pesquisadores, críticos e Convidados Especiais - diretores e produtores nacionais e internacionais - que também acompanham as sessões de seus filmes para conversas com o público.

    O festival é organizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.

  9. Inscrições abertas para a Mostra do Filme Livre

    Estão abertas as inscrições para a 17ª edição da Mostra do Filme Livre, que será realizada a partir de março de 2018 no CCBB do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília e, a confirmar, no CCBB de São Paulo. Também está prevista a exibição no circuito de Cineclubes Livres da MFL.   

    Podem participar da MFL filmes realizados em qualquer época, de todas as durações, formatos e gêneros. O foco curatorial da Mostra é valorizar filmes que fujam do lugar comum narrativo/estético e que não tenham sido exibidos no circuito comercial.

    As inscrições para a MFL 2018 são gratuitas e realizadas exclusivamente através do site da MFL. Os prazos são dia 5 de dezembro de 2017 para filmes com até 69 minutos, e 21 de dezembro de 2017 para os filmes com duração acima de 70 minutos.