Guia Kinoforum

Festivais Audiovisuais

Notícias

  1. Abertas as Inscrições para o 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo!

    Estão abertas as inscrições para a edição de 2019 do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo!

    Realizado pela Associação Cultural Kinoforum,o evento recebe curtas-metragens de todos os gêneros e duração de até 25 minutos através da plataforma online ShortFilm Depot. Clique aqui para ler o regulamento!

    Em sua 
    página do facebook, o Festival também disponibilizou um passo-a-passo sobre como inscrever uma obra.

    Prazos

    Filmes finalizados em 2018 - inscrições abertas até 31 de março de 2019
    Filmes finalizados em 2019 - inscrições abertas até 15 de maio de 2019

    Sobre

    O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.

    Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade. A cada ano, o Festival seleciona cerca de 400 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana. 

    Sua programação tem como eixo central os programas de filmes internacionais, latino-americanos e brasileiros e, a cada ano, também é criada uma série de programas especiais, a partir dos próprios filmes inscritos e de sugestões de curadores que visitam os principais festivais do Brasil e do mundo.

    Também são exibidos programas selecionados por festivais parceiros de vários países. O Festival é dirigido pela produtora cultural Zita Carvalhosa e é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

    Contato

    Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas a: inscricoes@kinoforum.org

  2. Abertas as inscrições para o festival Anima Mundi

    O Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, já está com suas inscrições abertas. Os interessados devem preencher um formulário de inscrição online disponível no site até o dia 31 de março de 2019. As inscrições são gratuitas. O Festival, que é um evento dedicado a todos os formatos de animação, acontece em dois estados: no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 21 de julho e em São Paulo, entre os dias 24 e 28 de julho de 2019

     

    Não há limites para o número de filmes inscritos por participantes, mas somente serão aceitos filmes que não tenham sido inscritos em edições anteriores do festival. Os filmes podem ser inscritos em 10 categorias competitivas e nas cinco sessões não competitivas.

     

     

    As competitivas são: Curta-metragem, Curta-metragem Brasileiro, Curta-metragem Infantil, Portfólio, Longa-metragem, Longa-metragem Infantil, Galeria, Curta de Estudante. O Festival lança também, este ano, para fazer parte das Categorias em Competição, duas novas categorias: Curta-metragem Documentário e Realidade Virtual.

     

    Animação em Curso, Futuro Animador, Panorama Internacional, Olho Neles! e Mostras e Retrospectivas Especiais são as mostras que fazem parte da sessão não competitiva. O vencedor do Grande Prêmio Anima Mundi é habilitado para representar o Brasil na seleção de filmes de animação para a seleção do Oscar.

     

    Você encontra mais informações no site do festival e no regulamento do evento.

     

  3. ANCINE renova programa que apoia a participação brasileira em festivais e laboratórios internacionais

    Como parte da política da ANCINE voltada para a promoção internacional do audiovisual brasileiro, foi instituído pela Portaria nº 27-E, de 15 de janeiro de 2019, o Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais, Laboratórios, Workshops, Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios Internacionais 2019. 

     

    Além de promover a participação de profissionais brasileiros em eventos de mercado e rodadas de negócio internacionais, o Programa contempla os filmes oficialmente convidados a participar de um dos 100 festivais internacionais e os projetos audiovisuais convidados para um dos 38 laboratórios ou workshops internacionais incluídos na lista aprovada pela Diretoria Colegiada da ANCINE.

     

    Veja a lista dos Festivais e referidas mostras, e dos Laboratórios e Workshops contemplados pelo Programa

     

    Os apoios a serem concedidos pela ANCINE a cada representante se diferenciam em função do Festival e da categoria da mostra para a qual foi o filme foi selecionado:

     

    a) Apoio A – Concessão de cópia legendada, envio de cópia e apoio financeiro para a promoção do filme (44 Festivais);

    b) Apoio B – Concessão de apoio financeiro para a promoção do filme (56 festivais);
     

    A concessão do apoio financeiro destina-se a cobrir os gastos provenientes da efetiva participação do representante do filme ou projeto no evento e seu montante só será liberado após a assinatura e publicação do Termo de Concessão de Apoio Financeiro por Adesão no Diário Oficial da União.

     

    As solicitações de apoio devem ser realizadas pelo Sistema de Apoio Internacional, de acordo com o regulamento do Programa e as eventuais dúvidas encaminhadas para o e-mail programa.apoio@ancine.gov.br.

    Para mais informações, clique aqui.

  4. Inscrições abertas para o Festival Internacional de curtas-metragens de Oberhausen

    O Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen realiza sua 65ª edição entre os dias 1 e 6 de maio de 2019, e está recebendo inscrições de obras internacionais até o dia 1º de fevereiro. O evento é conhecido por ser vitrine para obras experimentais e artísticas do mundo todo.

    São aceitos curtas-metragens finalizados a partir de 2018, com duração máxima de 35 minutos e inéditos na Alemanha.

    A inscrição é feita pelo site do festival, de forma gratuita. Além das competições internacionais, que distribuem um total de 25.500 euros em prêmios, o Festival de Oberhausen promove ainda uma competição para filmes alemães e programas não competitivos definidos pela curadoria do evento. 

    Para mais informações, acesse o regulamento do 65ª Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen.

  5. Inscrições abertas para o Hot Docs!

    O Hot Docs - Festival Internacional de Documentário está com inscrições abertas para envio de filmes para seleção de19 de setembro de 2018 a 7 de janeiro de 2019.

    O evento é realizado anualmente no Canadá e é um dos mais importantes Festivais dedicados ao gênero documentário no mundo. A próxima edição acontece de 25 de abril a 5 de maio de 2019.

    Para serem inscritas, as obras devem ter sido feitas a partir de janeiro de 2018, nunca antes inscritas no Festival, e devem ser no mínimo inéditas em Toronto. 

    Leia mais sobre o festival e inscreva seu filme aqui.



  6. Inscrições abertas para o 72º Festival de Cannes

    Em 22 de novembro de 2018, o Festival de Cannes abriu suas inscrições de filmes para sua 72ª edição.

    Serão aceitos curtas e médias de estudantes até o dia 15 de fevereiro de 2019. O prazo para submissão de curtas é 1 de março de 2019 e de longas 4 de maio de 2019.

    Os filmes devem ter sido produzidos nos 12 meses antecessores ao Festival e podem ter sido exibidos apenas em seu país de produção. Curtas devem ter no máximo 15 minutos de duração.

    O evento é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, acontecendo todos os anos na cidade de Cannes, na França. A 72ª edição será entre os dias 14 a 25 de março de 2019.

    Paralelamente ao festival acontece também o Marché du Film, um evento do mercado cinematográfico.

    Antes de se inscrever, leia o regulamento e outras informações aqui: https://goo.gl/RTHxpz






  7. Inscrições abertas para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy

    Estão abertas as inscrições de filmes para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, um dos mais tradicionais do mundo para o gênero, criado em 1960.

    As submissões para animações de curta-metragem ficam abertas até o dia 15 de fevereiro de 2019 e de longa-metragem até o dia 15 de março de 2019. Essas inscrições são gratuitas - clique aqui para acessar os regulamentos, FAQ e a ficha de inscrição.

    São aceitos apenas títulos realizados a partir de janeiro de 2018 e nunca antes inscritos no Festival. O evento ocorre entre os dias 10 e 19 de junho de 2019 na cidade de Annecy, na França. O Festival também conta com um Mercado (MIFA), que por sua vez acontece dos dias 11 a 14 de junho de 2019, e promove pitchings, encontros com compradores, distribuidores e outros players do mercado de cinema de animação.

    Para saber mais, acesse o
    site oficial.

     

  8. Últimos dias para inscrever curtas no Festival de Tampere!

    Últimos dias para inscrever filmes de curta-metragem no Festival de Cinema de Tampere. O evento, que ocorre na Finlândia, dos dias 6 a 10 de março de 2019, é especialmente dedicado à exibição de Curtas-Metragens, sendo uma importante janela internacional do formato. Prazos e requerimentos: O prazo para envio de filmes é 1 de dezembro de 2018. São aceitos todos os gêneros, realizados a partir de 1 de janeiro de 2017 e com duração máxima de 30 minutos. Não é necessário que o filme tenha estreia de nenhum tipo no festival. Para mais informações, acesse: https://tamperefilmfestival.fi/international-competition-deadline-approaching/